Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Interessantes Pensamentos e Frases Sobre Impostos

Mauricio Alvarez da Silva

Que título é esse?  O título deste artigo é retirado de uma frase celebre, atribuída a John Garland Pollard, político norte-americano, governador do estado da Virgínia, no período de 1930-1934, responsável pela seguinte pensamento:

“O imposto é a arte de pelar o ganso fazendo-o gritar o menos possível e obtendo a maior quantidade de penas.”

É rir para não chorar. Qualquer semelhança ao sistema tributário brasileiro é mera coincidência, nada proposital.

Pollard foi um cidadão norte-americano, mas poderia bem ter sido brasileiro.

Temos debatido bastante sobre a alta carga tributária a que somos submetidos, a 14ª maior do planeta. No entanto, constata-se que esta sempre foi uma aflição mundial, há tempos. Ainda assim nosso sistema tributário é pródigo nesse sentido, sem proporcionar uma boa contrapartida social.

Voltaire, escritor, ensaísta e filósofo iluminista francês, conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio, utilizou-se de uma frase que se encontra mais viva do que nunca, vejam:

“A maneira de recolher os impostos é cem vezes mais onerosa que o tributo em si.”

Podemos discordar do exagero da frase, mas não podemos discordar da verdade implícita: o custo burocrático para apurar, recolher e administrar os tributos é muito alto. Trata-se de um gasto significativo para o Estado e contribuintes, muito em especial aos brasileiros que estão sufocados por obrigações tributárias acessórias.

Se o Filósofo fosse brasileiro e vivo nos dias de hoje não faltaria “matéria-prima” para os seus artigos.

Os impostos estão por todos os lados, pois como já disse Arminio Fraga, “Todo mundo tem de pagar imposto, seja grande, pequeno, azul, verde, vermelho, banqueiro, quitandeiro, carpinteiro - todos têm de pagar.”. Para corroborar essa ideia temos as palavras de Benjamin Franklin: “Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos.”

A verdade é que ninguém gosta de pagar impostos, e não poderia ser de outra forma. O próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso utilizou a seguinte expressão “Todo imposto é ruim, por isso chama-se imposto, senão se chamaria voluntário.” Campos Sales certa vez disparou: “Não posso obrigar ninguém a ser patriota, mas posso obrigar a pagar imposto.”

Diante desse cenário, que perdura há décadas, o que podemos fazer é buscar uma tributação justa, maximizando a economia tributaria dentro dos limites legais. John Maynard Keynes expressou: “Evitar os impostos é a única atividade que atualmente contém alguma recompensa.”. Talvez não seja a única, mas, sem dúvida, uma boa administração tributária é fundamental.

Não se iludam, sempre que o Estado precisar de recursos é no bolso do povo que ele vai se socorrer, de uma forma ou outra, ou na memorial frase de Cícero “Os impostos representam os nervos do Estado.”

 

Exibições: 69

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço