Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A beleza transgênero da cearense Valentina Sampaio chegou até a Vogue Paris

Modelo brasileira é primeira trans que ganha destaque na capa da revista de moda.

"Este mês, estamos orgulhosos de celebrar a beleza transgênero. Estamos mudando a cara da moda e desconstruindo o preconceito"

Com a frase acima, Emmanuelle Alt, editora-chefe da Vogue Paris, anunciou que a modelo brasileira Valentina Sampaio, de 21 anos, é a primeira mulher transgênero a estampar a capa da revista.

Sampaio foi fotografada por Mert Alas e Marcus Pigot, em Londres, para a edição que chegará ás bancas em 23 de fevereiro de 2017.

Segundo a Vogue, Alt conheceu Sampaio no ano passado quando uma de suas repórteres escreveu uma matéria sobre ela. Ao pesquisar sobre qual modelo transgênero escolheria para a capa da edição de março, se encantou ao olhar as imagens no Instagram da brasileira e, então, fez sua escolha.

A editora-chefe escreve que Sampaio "traz um ideal de beleza francês, que dialoga com a Vogue Paris e com qualquer outra beleza de mulheres que a Vogue já destacou em suas capas, não diferente de modelos como Daria Werbowy ou Anna Ewers; É só que ela nasceu um menino".

A decisão de colocar uma transgênero na capa da edição francesa pela primeira vez não foi ao acaso. O ensaio que Valentina participa recebeu o nome de: "Beleza Transgênero: Como eles estão agitando o mundo", em tradução livre, e faz parte da segunda maior edição do ano da revista.

Alt ainda disse que a revista quer, cada vez mais, engajar em causas ligadas a desigualdades e questões de gênero na moda. "Esta cobertura é sobre a importância dos direitos [humanos], e mostra que ainda precisamos evoluir em uma série de questões".

Sampaio comemorou a conquista da capa em sua conta oficial do Instagram: "Orgulhosa e muito feliz!".

O fotógrafo Mert Alas, responsável pelo ensaio, também usou seu Instagram para falar sobre:

"Desconstruindo preconceitos. Tão orgulhoso de fotografar a primeira capa da revista Vogue com uma modelo transgênero! Trata-se de quebrar regras e tentar iluminar algumas mentes obscuras".

Valentina Sampaio, que é natural de Aquiráz, litoral do Ceará, e foi destaque da última edição da São Paulo Fashion Week. A cearense começou a trabalhar aos 16 e anos, e em 2016, com apenas 21 anos, foi eleita embaixadora da L'Oreal Paris no Brasil.

A Vogue Paris divulgou quatro fotos do ensaio de Valentina que podem ser vistas aqui.

Antes de chegar até a Vogue Paris, Valentina também foi capa da Elle Brasil em novembro de 2016. "Foi uma experiência incrível e ainda estou assimilando a importância disso tudo e o quanto é representativo", disse à publicação. Você pode ver a capa clicando aqui.


Andréa MartinelliEditora no HuffPost Brasil

http://www.huffpostbrasil.com/2017/02/14/a-beleza-transgenero-da-ce...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 41

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço