Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ou: o que o rock de Seattle e o sertanejo do Brasil têm de semelhante?

O xadrez grunge imortalizado na moda pelas lentes de Steven Meisel, em edição da Vogue
 americana de 1992. Foto retirada do tumblr

O próximo dia 13 é mais conhecido como o Dia Internacional do Rock, mas não podemos esquecer que, no Brasil, ele é também Dia dos cantores e compositores sertanejos. Estilos de música e de vida tão díspares, há um item de moda que une sertanejo e o rock: a camisa  xadrez.

 

Kurt Cobain e a camisa xadrez. Foto retirada do tumblr.

 

 

O xadrez foi imortalizado no rock n' roll nas camisas de flanela, parte do uniforme grunge do início dos ano 1990, a banda Nirvana e seu lider Kurt Cobain à frente. A vestimenta tem origens mais remotas e está ligada aos trabalhadores e movimentos sociais. A flanela começou a ser usada por trabalhadores que construíam linhas de ferro e trens, nos EUA. Também neste país, rebeldes escoceses usavam o tartan como forma de resistência contra o império, no século XVII, até que o governo proibiu seu uso. Um tartan "disfarçado" surgiria com outro nome "plaid" (em portugues, xadrez), usado como simbolo de resistência de uma classe trabalhadora imigrante. Mais tarde, saiu de seu simbolo de revolta e foi adotada de forma ampla por toda a classe operária americana, em especial a do interior.

 

Foi a partir dos anos 1990 e do grunge que o xadrez foi apropriado pela moda. Vivienne Westwood praticamente tornou sua assinatura o xadrez, muitas vezes puxando para o tartan escocês, associado a uma estética do rock, mais decadente. Outros designers usaram dessa fórmula, como Alexander McQueen.

 

De Tonico e Tinoco a Luan Santana, a camisa xadrez é marca registrada da música sertaneja.

 

No Brasil, a camisa xadrez veio por influência do interior americano, associada à cultura da música country, e ao desenvolvimento do sertanejo, o "interiorano" ou "caipira" tupiniquim. Associada ao jeans e às botas, por mais que o sertanejo tenha ido para raízes pop e ingressado na cultura jovem, o ícone da camisa xadrez continua sempre lá.

 

Vivian Berto

.

Tendere - Pesquisa de Tendências e Consultoria em Moda, Beleza e Design

Fonte:| www.tendere.com.br

Exibições: 691

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço