A História das bolsas.. Das cavernas à arte !
Por Waldick Jatoba
Fonte: http://ffw.com.br/ffwblog/
SkinBag, criação do escultor e artista Olivier Goulet, que trabalha entre o ativismo e o design “humano”, em que explora as transformações do corpo humano
Desenhos rupestres das cavernas de Tassili, na Algéria
A origem do objeto? Muito, mas muito antiga…talvez as primeiras bolsas apareceram e foram retratadas nas inscrições rupestres (sinais ou desenhos feitos à mão em rochas, geralmente em locais sagrados, com aproximadamente quatro mil anos de existência) nas cavernas em Tassili, Algéria.
Kibisis, palavra em grego para descrever o saco carregado pelo deus Hermes e também onde Perseus carregava a cabeça decapitada de Medusa
Ou mais antigo ainda: reza a lenda que Zeus entrega a um de seus filhos, o deus Hermes (mensageiro dos deuses) a divina mensagem que deveria ser repassada para a humanidade dentro de um “kibisis” – a bolsa artesanal dos viajantes da época.
Bolsa Birkin customizada da galerista Luisa Strina, tatuada pelo artista mexicano Dr. Lakra © Blog Lilian Pacce
Hoje em dia, a sofisticação em torno de uma bolsa é imensa; a escolha do material, as edições limitadas, o convite feito a artistas plásticos ou designers para criar ou customizar peças célebres de fabricantes famosos, são alguns detalhes para deixar esse objeto mais sedutor, exclusivo e sempre com a tarefa de nos espantar!
Stephen Sprouse para Louis Vuitton
Takashi Murakami para Louis Vuitton
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI