Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A importância das etiquetas e dos selos de certificações

escrito por Fábio Campos Fatalla, engenheiro e diretor da Interface Engenharia Aduaneira

Compreender as entrelinhas das notícias é fundamental para obter uma leitura mais profunda do que apresentam os próprios textos publicados na imprensa nacional e internacional. Com o passar do tempo, tenho tentado aprimorar essa habilidade, o que tem feito com que alguns me chamem de visionário, outros de profundo pessimista e rabugento.

Um exemplo é o fato de tratarmos há muito tempo nesse Boletim Informativo Interface a importância de implantar os procedimentos necessários para o atendimento das exigências feitas na importação de determinados artigos. Entretanto, a maior parte dos empresários não toma qualquer tipo de atitude até que aconteça alguma coisa, que no pior dos cenários pode resultar em responsabilidade criminal.

Muitas vezes as respostas dadas por parte deles é de que a responsabilidade de conferir as etiquetas e providenciar selos de certificação é daquele que lhes vendeu a mercadoria. No entanto, o que é possível observar no noticiário nacional das ultimas semanas é que todos os envolvidos na cadeia de venda de um determinado produto sao responsáveis pela qualidade da mercadoria e de suas informações.

Nas últimas semanas, a famosa rua 25 de Março, em São Paulo, foi alvo de diversas operações policiais com o objetivo de combater irregularidades no comércio local. Entre as principais apreensões estão brinquedos sem o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e artigos de vestuário sem as descrições obrigatórias pela legislação nas etiquetas.

Felizmente, a busca por qualidade nos produtos tem aumentado entre os órgãos fiscalizadores e os consumidores brasileiros. Os selos de certificacao e as descrições exigidas são garantias de que o produto foi aprovado em todos os testes aos quais foi submetido. É essencial que todas essas informações sejam impressas em etiquetas resistentes e claramente visíveis nas embalagens ou afixadas ao produto em questão.

Como consequência dessa mudança de consciência no País, as punições já não ficam somente no campo das multas. Dezenas de homens foram detidos em flagrante nos últimos trinta dias, autuados e irão responder por crime contra o consumidor. Vale correr esse risco?.

A análise técnica das mercadorias, incluindo a análise laboratorial, é fundamental não somente para evitarmos esse tipo de problema criminal, mas também para buscar uma melhor rentabilidade da empresa, já que com a avaliação prévia evita-se trocas desnecessárias, além de garantir ao mercado um produto que atenda às especificações técnicas daquilo que foi realmente comprado.

É nesse sentido que a Interface Engenharia Aduaneira vem aprimorando cada vez mais os seus serviços, visando a eficiência no controle de qualidade com a recente obtenção da ISO 9001:2008, que certifica a empresa a realizar análises laboratoriais em um recinto acreditado pelo Inmetro. Por isso é que cada vez mais empresas que procuram os nossos serviços têm relatado estar distantes de problemas de ordem técnica e fiscal, além de aumentar - e muito - a credibilidade de suas vendas.

Exibições: 127

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço