Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A loja é o seu barco no marzão revolto do Varejo

Assim eu penso o varejo, onde a loja que importa é a que está vendendo, com sua proposta de valor bem construída.



Abu Dhabi Ocean racing training in Cascais, prior to the start of the Volvo Ocean race 2011-12.

Enquanto seguro o timão com as mãos firmes, o meu veleiro está sossobrando, vento forte, ondas enormes, água entrando e saindo do convés. Manter a rota é duro, mas eu sei que não posso deixar o leme à deriva, preciso navegar. Sei também que a tempestade vai passar e que agora é tempo de provação de minhas habilidades. É quando o comandante do barco tem de mostrar a que veio..

Penso em quantas tecnologias me cercam, quantas pessoas trabalharam, desde a concepção do barco até os mais sofisticados aparelhos que permitem que eu tenha as ferramentas adequadas para enfrentar este marzão. Muita gente, muitos profissionais, muitos visionários . . .

Milton Friedman, num video de 1980 sobre a fabricação de um simples lápis, mostrava que era impossível um único ser humano ser capaz de fabricá-lo. A madeira, borracha, alma de grafite, metal, pintura, a cola, cada um destes ingredientes veio de um lugar diferente do planeta e um complexo sistema de produção foi posto em ação para materializar aquele simples … lápis!

Assim eu penso o varejo, onde a loja que importa é a que está vendendo, com sua proposta de valor bem construída, o Visual Merchandising criando um diálogo relevante com os consumidores, tudo precificado de acordo com o potencial de consumo de seu ecossistema de clientes, e estoques calibrados. Atendimento impecável com empatia, numa perfeita colaboração com os que foram atraídos para a loja e vendedores ajudando na experimentação antes das escolhas, pelo cliente, do que será convertido.

Será o parágrafo anterior uma descrição do melhor dos mundos? Decididamente não. Trata-se do básico da operação, pois o que vai fazer a diferença pode não estar no controle. Senão vejamos:

O governo não governa, os consumidores estão assustados com o desemprego, a indústria demite milhares toda semana, o PIB é negativo, estoques reduzidos, vacância nos shoppings. Tudo isto fora do controle do comandante do barco, é a tempestade. Então, como manter-se navegando?

Cortar custos e demitir é doloroso e sabemos que não reverte o quadro, pois é preciso manter a tripulação com o mínimo de talentos.

Então, a sua mente deve ter o foco em três fatores essenciais para a navegação:

1) Qual o Impacto Social de seu negócio? Se ele deixar de existir, o que acontece? Se não houver uma resposta clara para isto, então é melhor sair do mercado imediatamente, pois só os que tem propósito social vão permanecer neste jogo.

2) O seu Modelo de Negócio é Sustentável Financeira, Social e Ambientalmente? As pessoas nas redes sociais estão de olho em você e são elas que fazem a sua reputação, Como você se apresenta na sociedade conectada?

3) Execução: na sua tripulação ‘todos’ estão engajados em manter a rota?

Enfim, que o Ano Novo seja de lucidez, ousadia e coragem. Estes são os atributos do varejista que admiramos!!!

Foto: bloomsburysport

http://onegociodovarejo.com.br/a-loja-e-o-seu-barco-no-marzao-revol...

Exibições: 92

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço