Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Metrologia no contexto da indústria têxtil.

Fonte:|oblogdaep.blogspot.com|

Autores: Douglas Zanchin, EdgarDidomenico
Professor Orientador: Fabio Redin do Nascimento
A Metrologia no contexto da indústria têxtil.


Introdução.

Com a globalização dos mercados, torna-se imprescindível que a estrutura de avaliação da conformidade de cada país alcance reconhecimento junto aos fóruns internacionais competentes. Sem a "ferramenta" em questão, as empresas que desejam se voltar para o mercado externo vão encontrar dificuldades, pois se defrontarão com diferentes exigências em diferentes mercados.
O presente trabalho tem por objetivo divulgar e representar a história da metrologia ao longo da evolução da humanidade. Dando ênfase a importânciada metrologianos processos produtivos nas mais diversas áreas que buscam um aprimoramento em seus processos e qualidade nos seus produtos através de padronização.


Um breve histórico.

O ser humano primitivo já usava medições, porém sem precisão como: perto-longe, rápido-devagar, leve-pesado, claro-escuro, duro-macio, silêncio-barulho etc. Estas percepções eram individuais, com o passar do tempo, com experiências e a vida em comum, as sociedades desenvolveram uma base de comparação geralmente aceitas.
As unidades de medição primitivas estavam baseadas em partes do corpo humano, pois ficava fácil chegar-se a uma medida que podia ser verificada por qualquer pessoa. Foi assim que surgiram medidas padrão como a polegada, o palmo, o pé, a jarda, a braça e o passo.
Algumas dessas medidas-padrão continuam sendo empregadas até hoje. Alguns exemplos e suas equivalências
1 polegada = 2,54 cm
1 pé = 30,48 cm
1 jarda = 91,44 cm
O Antigo Testamento da Bíblia é um dos registros mais antigos da história da humanidade. Em Gênesis, lê-se que o Criador mandou Noé construir uma arca com dimensões muito específicas, medidas em côvados.
O côvado era uma medida-padrão da região onde morava Noé, e é equivalente a três palmos, aproximadamente, 66 cm.
Em geral, dessas unidades eram baseadas nas medidas do corpo do rei, sendo que tais padrões deveriam ser respeitados, por todas as pessoas que, naquele reino, fizessem as medições.
Posteriormente foram criadas grandezas utilizadas para medir que seriam usadas das mais diversas formas, facilitando as criações e execuções em todos os campos.
No transcurso dos anos, muitas mudanças aconteceram, um mercado a ser conquistado o avanço da tecnologia e consumidores mais exigentes, deram outro viés a forma de medir e sua utilização.


Etimologicamente é definida como a ciência da medição que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, e foram criadas para qualquer campo da ciência e da tecnologia.
Segundo Silva (2003), “metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia”. O mesmo autor afirma que é uma ferramenta fundamental no crescimento e nas inovações tecnológicas, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial dos países.
Medir significa, de um modo geral, comparar uma grandeza desconhecida com outra uniforme e válida, da mesma espécie. Necessários para as relações econômicas e técnicas dos homens entre si, estes padrões de comparação são úteis tão somente na medida em que sejam utilizados de maneira generalizada e quando forem facilmente substituíveis.


Para executarmos uma medição, três condições são necessárias:
- A existência de um sistema numérico.
- A definição da grandeza da medida.
- Estabelecimento da unidade de base.
A confiabilidade das medições aumenta a credibilidade dos produtos desenvolvidos e permite melhorar os serviços a um mercado exigente. É um insumo indispensável ao desenvolvimento econômico e a redução das barreiras técnicas que hoje são obstáculos ao comércio internacional, reduzindo as possibilidades de expansão e livre concorrência.
Para conquistar o desenvolvimento e novas tecnologias, tudo deve ser bem planejado, pois envolve investimentos em recursos materiais e humanos significativos. Novamente citando Silva (2003), “a metrologia como elemento formador de cultura, da cidadania e da defesa dos direitos dos consumidores e do cidadão, deve ser explorada como um instrumento para esta incorporação”.


Sistema Internacional.


Em cada pais ou grupo de países eram criados seus sistemas de medidas. Em 1960 foi dado o nome de Sistema Internacional de Unidades (SI) ao sistema de unidades de base envolvendo, metro, quilograma, segundo, ampére, kelvin e candela. Era um sistema de unidades simples e único que podia ser reproduzido com exatidão em qualquer momento e lugar, através de meios disponíveis a qualquer pessoa.
Através do Decreto 81.621 de 03/05/78 são as seguintes as unidades de medida oficiais no país:


Grandeza Nome Símbolo

Comprimento metro m
Massa quilograma kg
Tempo segundo s
Intens.corrente elétrica ampére A
Temperatura termodinâmica kelvin K
Quantidade de substância mol mol
Intensidade luminosa candela cd
Fonte: Sistemas de Medidas e NormalizaçãoProf. Dr. João Candido Fernandes


Existem inúmeras formas e medidas, mas são reconhecidas e confiáveis se seu padrão esta dentro das normas do controle metrológico.
Controle metrológico é uma expressão usada para se referir ao controle efetuado com auxílio da metrologia legal dos instrumentos de medição são usados nas transações comerciais, na saúde, na segurança, na proteção ao consumidor e do ambiente, que por lei estão submetidos a esse controle.
Este controle resulta em desenvolvimento dos instrumentos, equipamentos, meios e sistemas de medição que se utilizam para medir, pesar e contar.
A metrologia vem desempenhando um papel central e básico para o desenvolvimento dos países que participam do movimento da globalização das economias. No nosso país, só acontecerá de forma efetiva, eficiente, confiável e economicamente viável se as organizações que participam do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro) se adaptarem as novas exigências, tanto no que competem ao desenvolvimento de novos instrumentos, métodos e procedimentos para efetuar as medições.


Quais as áreas da metrologia
Basicamente a metrologia esta dividida em três áreas:
- Metrologia cientifica que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias cientificas que tem por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
- Metrologia industrial, cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
- A metrologia legal, que, controla e fiscaliza todos aquele instrumentos e medidas que estão relacionados com o consumidor.


Importância da calibração
Calibração - Comparação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os indicados por um padrão (equipamento de classe superior).
A calibração dos equipamentos de medição é função importante para a qualidade no processo produtivo e deve ser uma atividade normal de produção que proporciona uma série de vantagens, tais como:
a) Garante a rastreabilidade das medições
b) Permite a confiança nos resultados medidos
c) Reduz a variação das especificações técnicas dos produtos
d) Previne defeitos
e) Compatibiliza as medições


Instrumentos delicados e precisos

Existem instrumentos delicados e precisos, apropriados para se medir dimensões bem pequenas. Por exemplo, o paquímetro e o micrometro. O paquímetro é adequado para se medir o diâmetro de uma agulha fina, o diâmetro de esferas de rolamento, profundidade de sulcos em peças de aparelhos que requerem alta precisão. O micrômetro é utilizado para medir espessuras de folhas, fios e diâmetros de tubos com alta precisão.


Distâncias

Para distâncias e objetos de dimensões ainda menores são necessários métodos indiretos de medida, como através de difração da luz, ou então microscópios especiais, devidamente calibrados. Já para distâncias muito grandes como, por exemplo, diâmetro da Lua, altura de uma montanha são utilizados métodos que usam relações simples de trigonometria ou então de triângulos semelhantes. Esse método é conhecido como triangulação.

Precisão necessária

Dependendo da precisão necessária a uma determinada medida é que escolhemos o aparelho mais adequado para efetuá-la. Tem que ser usado o conhecimento e o bom senso. Não tem sentido usar um aparelho de alta precisão para medir objetos nitidamente não-uniformes. Se o objeto a ser medido é muito menor que a menor divisão do instrumento usado, obviamente não se pode obter precisão alguma na medida.

Normas Técnicas

Segundo Prof. João Fernandesem sua obra Sistemas de Medidas e Normatização:
Em contraste com as normas "históricas" que devem seu crescimento mais ou menos ao acaso, entendemos a Norma, hoje em dia, como resultante de um trabalho de uniformização conduzido sob princípios firmes e estabelecidos para produzirem o efeito desejado, essencialmente nos ramos da fabricação de mercadorias e de sua distribuição.
Segundo o conceito da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Organização Internacinal de Padronização (ISO), InternationalElectrotechnicalCommission, normatizar é estabelecer regras ou leis de conformidade para atender exigências técnicas predeterminadas que permitam organizar atividades, visando contribuir para o desenvolvimento econômico e social.


O InstitutoNacional de Metrologia, Normalização e Qualidade disponível em http://www.Inmetro.gov.br/consumidor/produtos/esfigmo.asp garante que esta adaptação passa pelos “instrumentos de gestão necessários à coordenação de várias atividades envolvidas no processo metrológico, dando-lhes a rastreabilidade e a confiabilidade necessária para servir de lastro à credibilidade dos resultados das medições”.

Modernamente, os objetivos da normalização são:
- simplificação;
- intercambiabilidade;
- comunicação;
- adoção racional de símbolos e códigos;
- economia geral;
- segurança;
- defesa do consumidor
- eliminação de barreiras comerciais.
Atualmente existem muitas ferramentas que contribuem para medir com exatidão ou mais próximo possível, porém medir dentro de uma visão sistemática vai além da perfeição de uma peça é um processo que engloba e envolve todos os setores da empresa.
O papel da metrologia nas empresas
A metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas, reduz o consumo e o desperdício de matéria prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que esta inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.
Segundo V Seminário de Metrologia no Rio de Janeiro (2007), Pedro Paulo Almeida diz que:O uso harmonioso da metrologia e da normalização conduzem, necessariamente, à redução dos custos associados à produção de bens e serviços, mediante a sistematização, racionalização e ordenação dos processos e das atividades produtivas, com a consequente economia para clientes e fornecedores.


É a inteligente aplicação desses instrumentos da Tecnologia Industrial Básica (TIB) que permite a redução do uso de padrões, testes e retestes e elimina a desnecessária diversidade de regulamentos, muitas vezes conflitantes, elaborados para produtos e serviços, por diferentes empresas, países ou consórcios de organizações nacionais ou internacionais.


A visita à empresa Viccina.


Nessa empresa trabalham essencialmente com o tamanho do objeto a ser medido, são necessários aparelhos ou métodos diferentes. Sabe-se que é possível medir com precisão adequada desde insetos pequenos até o diâmetro da Lua e dos planetas ou, então, distâncias entre dois sulcos de um disco a laser até a distância entre a Terra e a Lua.


As réguas, fitas métricas, trenas, são instrumentosadequados para medir a largura e o comprimento de uma folha de papel, o comprimento de uma saia e o tamanho de uma saia. Por isso esses são os instrumentos utilizados.
Com esses instrumentos são confeccionados os moldes (modelos) em papelão, que depois de serem utilizados várias vezes perdem a precisão das medidas, tendo que os refazer.
Segundo a gerente da empresa com a implantação do CAD isto não ocorrerá, já que a tecnologia oferece um suporte preciso de medidas sem desgastar com o manuseio.
Por isso percebe-se que as ferramentas tecnológicas dinamizam e qualificam a produção, isso somado a uma gestão que tenha uma visão de que todos os segmentos são indissociáveis, o sucesso e a qualidade dos produtos é uma certeza.


Conclusão

O presente artigo trás de forma bem clara a importância que a metrologia tem não apenas nos processos produtivos, mas também nas nossas vidas, garantindo-nos um padrão de vida mais elevado, estando ela presente em todos os bens de consumo existentes, presente em todos os processos produtivos nas mais diversas áreas.
Um país em franco desenvolvimento industrial comoo Brasil, cujo planejamento estratégico inclui dobrar as exportações em curto de tempo espaço de tempo e que se impõem surpreendentes desafios não pode prescindir de esforços tecnológicos ativos para o fortalecimento da normalização voluntária em metrologia, já que essa se constitui na mais legítima ferramenta de se sistematizar e racionalizar a produção, atuando, também, como instrumento de quebra das barreiras técnicas ao comércio externo internacional.

Exibições: 1302

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço