Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A onda de sucessão dos fundadores está chegando; sua empresa está pronta para isto?

Para gerir esta transição, as empresas lideradas pelos fundadores devem ser proativas; conheça as principais etapas desse processo.

Cartaz da série "Succession", da HBO — Foto: Reprodução/HBO

"O sucesso é um mestre traiçoeiro. Ele seduz pessoas inteligentes e as faz pensar que elas não podem perder tudo." Bill Gates.

Quem sucede o fundador? Esta é talvez a questão mais importante que uma empresa liderada por um fundador pode enfrentar, independentemente do tamanho ou do setor. O momento e a escolha desse líder podem ser um processo complicado e, muitas vezes, altamente emocional. E terá um impacto significativo nos negócios nos próximos dois anos, à medida que as condições econômicas desencadearem uma onda de sucessões de fundadores.

A onda não deveria ser uma surpresa. Ainda que pouco mais de um ano para cá os IPOs tenham desaparecido, desde 2020 ocorreram mais de 1.000 IPOs no mundo, muitos dos quais liderados por fundadores. Esta safra de empresas abriu o capital em taxas aceleradas, impulsionadas pelos SPACs e pelos aquecidos mercados de capitais. Mas, desde o seu IPO, a dinâmica do mercado mudou. Com os desafios econômicos globais da inflação e da recessão, as empresas tiveram de deixar de se concentrar nas taxas de crescimento e passar a concentrar-se em sobreviver. Os líderes foram forçados a adiar novos produtos e inovações e, em vez disso, dedicar tempo a tarefas menos energizantes, como lutar por novos clientes ou, mesmo, realizar cortes de pessoal. Esta é uma mudança sentida especialmente pelos fundadores. Eles são construtores e guerreiros, mas, para a maioria, esse tipo de batalha vai contra a sua natureza.

Para muitas destas empresas, esta mudança de prioridades precipitará uma mudança na liderança. Às vezes, será iniciado por um fundador, que não exerce mais a função, pois mudou consideravelmente. Às vezes, será iniciado por um conselho, que reconhece que o contexto mudou e pode justificar um tipo diferente de líder. Mas, não importa o ímpeto, a mudança no topo terá impacto em todos na empresa e definirá o tom para o próximo ato dela.

Para gerir esta transição, as empresas lideradas pelos fundadores devem ser proativas. Não espere que a onda tome conta de você. Elabore a sucessão do seu fundador. As colegas Lindsay Trout e Jodie Zimmerman elencam as principais etapas desse processo.

Etapa um: entenda por que as sucessões dos fundadores são diferentes

É fundamental compreender as implicações culturais e de governança da sucessão de um fundador. Para garantir uma transição bem-sucedida, a empresa deve separar a cultura da empresa da personalidade do fundador. Quais tradições e comportamentos sobreviverão e quais precisarão ser adaptados a uma nova era de liderança? Que políticas organizacionais e estruturais precisam ser atualizadas para acomodar uma transição de liderança? Uma empresa liderada pelo fundador pode ter desenvolvido uma estrutura organizacional sob medida para complementá-lo. Com uma nova liderança, a evolução é inevitável. Além disso, ao contrário de uma empresa tradicional, um fundador pode permanecer durante uma transição de liderança para treinar e desenvolver seu sucessor. Que políticas e práticas precisam ser ajustadas para que esta relação beneficie o fundador, o sucessor e a empresa em geral?

Existem também razões emocionais pelas quais a sucessão do fundador é diferente. Afastar-se do comando de uma empresa que você construiu é pessoal e afeta sua identidade central. A sucessão é mais do que apenas uma mudança de emprego; é a construção de um legado. Esses tópicos intensamente emocionais precisarão ser abordados em um processo de sucessão do fundador. Apoiar o fundador durante a sua mudança de identidade, ajudando-o a moldar o seu legado, deve fazer parte do mandato. Estabelecer novos comportamentos e políticas que permitirão ao fundador dar um passo atrás é necessário, mas complexo e personalizado. As sucessões dos fundadores são jornadas íntimas que exigem uma abordagem não transacional. Esta não é uma sucessão comum.

Exibições: 20

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço