Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Veja como reconhecer o que é transformação digital e como ela pode ocorrer.

 
Imagem de destaque do artigo

Transformação digital é utilizar tecnologia para melhorar o desempenho e desta forma conseguir melhoria nos resultados de seu negócio.

Para isso é preciso também mudar o comportamento de toda a empresa e envolver as pessoas que nela trabalham para conseguir melhoria nos processos e na estrutura da empresa.

Essa corrida acontece porque os negócios estão em transformação. Repare como as empresas buscam se destacar e estabelecer novas conexões com seus clientes. E que procuram transmitir isso investindo em conteúdo e aperfeiçoando o atendimento.

Faça diferente

Não é possível criar nada fora do normal usando as mesmas ideias antigas em relação aos produtos, os canais de entrega e as estratégias de mercado. O próprio mercado demanda soluções diferentes, originais e cria a pressão da concorrência.

Quando um produto ou serviço faz sucesso é porque ele possui um diferencial. O empreendedor que busca inovação está investindo na sua competitividade e permanência no mercado.

Mas inovar somente não é garantia de sucesso. Junto à inovação vem o planejamento e a estratégia. A inovaç

Tecnologia

A transformação digital funciona com a aplicação da tecnologia digital na prática. Quando meios eletrônicos conectados à internet solucionam algum problema, significa que a transformação digital está em funcionamento. Ela ocorre quando dispensamos a intervenção física de um profissional, de uma máquina ou outro recurso qualquer – e assim conseguimos simplificar processos e reduzir custos.

E falando em custos, a inovação não requer necessariamente um custo alto.

Ela acontece com a criação de novos produtos, com o uso de canais online para melhorar a comunicação, a conversão e a presença digital.

A inovação acontece também de várias outras formas, como a reformulação do visual do ambiente físico e das embalagens, a produção mais limpa visando maior

produtividade e redução de custos. Ou novas formas de fabricação ou de distribuição, novos meios de prestação de serviços e investimento em tecnologia da informação.

Estas são possibilidades que permitem ao pequeno empreendedor inovar e se diferenciar perante a concorrência.

Inovação e Disrupção

Estas possibilidades estão presentes em nossa realidade quando grandes varejistas na internet, como Amazon, Americanas e Magalu, criam sistemas de marketplace, onde pequenas lojas podem inserir seus produtos dentro destes grandes ambientes, nos quais circulam grandes públicos.

Assim, pequenos lojistas vendem e entregam debaixo destes guarda-chuvas que garantem ao cliente a qualidade do serviço e a confiança de que não enfrentará problemas no recebimento. Todos ganham.

Outros exemplos fáceis de perceber estão em novos modelos de negócio. É o caso de Uber, AirBNB e iFood e tantas outras empresas, quando criam uma nova forma de entregar valor ao cliente e aos parceiros pelo uso de aplicativos de celular e ganham com isso.

Qualquer nova estratégia de marketing, seja no ambiente físico ou digital, visando o crescimento da empresa, pode ser considerada uma inovação em marketing.

É claro que a transformação digital envolve riscos, mas entenda que a tecnologia não é inimiga, mas aliada para a sua segurança.

Fique atento para o fato de que é possível implementar sistemas que favorecem a inovação também nas pequenas empresas. Inovar pode ser uma prática incorporada ao cotidiano de qualquer pequeno negócio.

Conte com o Sebrae para conhecer métodos e ferramentas que facilitam o exercício frequente da criatividade e inovação no ambiente empresarial.

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/am/banner/a-transf...

Exibições: 37

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço