Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte: Interface

Derivado do carbono, como o grafite e o diamante, o grafeno é um material leve, resistente (pelo menos cem vezes mais que o aço), fino, transparente, impermeável e excelete condutor, tanto de calor quanto de eletricidade. Por suas propriedades, o campo de aplicação é vasto e os cientistas apenas abriram uma fresta da porta que leva aos avanços. O uso com materiais têxteis é apenas uma possibilidade da qual 25 empresas brasileiras decidiram participar coordenadas pela Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção) em acordo com o MackGraph, Centro de Pesquisa Avançadas em Grafeno da América Latina instalado no campus da Universidade Mackenzie, em Higienópolis, na capital paulista, e inaugurado há questão de dois meses.

"Tivemos uma reunião no centro da qual participaram 25 empresas brasileiras de fibras, fios, tecidos, acabamentos e roupas para a gente explorar todos os elementos em vários elos da cadeia. Não sabemos ainda - nem nós nem o Mackenzie - onde isso vai dar porque tudo é muito novo. Estamos inovando mesmo nesse tema", afirmou Rafael Cervone, presidente da Abit, em entrevista ao portal GBLjeans, preferindo não informar quais empresas participam do projeto, apenas observando que o interesse é de aplicação na área de moda. Embora destacando que os pesquisadores ainda não sabem como o grafeno se comporta nos materiais têxteis, diz que não se trata de projeto de longo prazo, que a proposta do grupo do Mackenzie é que se desenrole em, no máximo, dois anos.

Entusiasmado com a boa aceitação do primeiro congresso internacional organizado pela Abit, nos dia 1 e2 de junho, Cervone ainda citou outros dois projetos que a entidade está encabeçando. Um deles teve o piloto iniciado em empresa de Santa Catarina para testar o modelo de manufatura 4.0. "Agora, estamos discutindo mais outros 15 pilotos no Brasil todo, justamente para testar em segmentos diferentes", destaca ele, explicando que essa nova fase ainda está em negogiação, especialmente com o governo. Outro projeto visa incentivar a indústria brasileira do setor a abraçar modelos de pensamentos diferentes dos habituais.

FONTE: GBL JEANS

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço