Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Agência de metrologia encerra operação especial "Volta as Aulas" em uniformes escolares

Agência Estadual de Metrologia do MS fiscalizou materiais e uniformes escolares - Assessoria
Materiais e uniformes escolares foram fiscalizados pela Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul (AEM/MS), órgão delegado do Inmetro, no mês de janeiro. A atividade fez parte da Operação “Volta às Aulas” e foi encerrada nesta segunda-feira (21/01).

Foram verificados 150 itens de material escolar, como cadernos, fichários, colas, resmas de papel, massas de modelar e outros que podem constar na lista de materiais escolares. O resultado apontou que quatro produtos foram reprovados no exame quantitativo (Massa para Modelar 90g/Qualify; Cola para Isopor 90g/Koala; Cola para Isopor 40g/Koala; Elásticos Látex Fino 1kg/Fulgor) e um no exame formal (Cola Branca 1L/Piratininga).

O primeiro exame aponta a reprovação quantitativa, ou seja, aqueles que não apresentam em seu conteúdo a mesma quantidade ou peso informados na embalagem. Este exame é realizado no Laboratório de Produtos Pré-Medidos da Agência.

Em relação à fiscalização têxtil, 32.823 uniformes escolares foram verificados. Deste número, 670 foram reprovados. Os fiscais visitaram fábricas e lojas do setor têxtil para comprovar se as etiquetas e os tecidos correspondem às normas da resolução do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) 02/08. O consumidor deve estar atento aos itens que devem fazer parte obrigatoriamente de uma etiqueta têxtil: Marca ou Razão Social, CNPJ, Composição (porcentagem de algodão, linho, viscose, etc.), Conservação (símbolos de conservação), País de Origem, e Indicação de Tamanho. Todas as informações de uma etiqueta devem estar no idioma do país de consumo, ou seja, em português.

A AEM/MS autuou os fabricantes dos produtos irregulares, que poderão apresentar defesa em até dez dias. A multa pode ser de até R$ 100 mil, dependendo da gravidade da irregularidade.

Em 2010 a Operação identificou que nove produtos escolares e 1.664 etiquetas têxteis apresentaram irregularidades.

Ouvidoria - Se o consumidor tiver alguma dúvida ou suspeitar de alguma irregularidade no que diz respeito às informações das etiquetas têxteis ou dos materiais escolares, pode ligar para o número 0800 67 5220.

 

FONTE: http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=189383

Exibições: 86

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço