Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI





Com objetivo de auxiliar a rastreabilidade de quase dois milhões de toneladas de algodão e facilitar a exportação, os produtores brasileiros agora podem identificar os fardos com o sistema de código de barras GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação, que permitirá a transmissão de informações importantes e o total rastreamento da commodity ao longo de toda a cadeia logística. Segundo Marcelo Sá, assessor de soluções de negócios da entidade no Brasil, a adoção do código de barras GS1 criará uma identificação única e global, além de acompanhar a trajetória do algodão da usina de beneficiamento até o comprador.

Ele diz ainda que o sistema potencializa ainda mais as oportunidades de expansão dos negócios do setor, que vive uma importante recuperação econômica desde os anos 90. A produtividade da lavoura cresceu 90% nos últimos 12 anos, passando de 750 kg/ha para 1.487 kg/ha, uma das mais altas do mundo. A área plantada dobrou, chegando a 1,07 milhão de hectares na última safra. A produção total triplicou, chegando a um volume de pluma superior a 1,6 milhão de toneladas. A expectativa é de exportar 700 mil toneladas em 2011, o que faria com que o Brasil assumisse a terceira posição entre os maiores exportadores de algodão do mundo. Com o estímulo dos preços, na próxima safra, o Brasil deve ter a maior área de algodão em 19 anos. Mais de 45% do 1,8 milhão de toneladas que devem ser produzidas já foi vendido.

As usinas de beneficiamento de algodão fornecerão, a partir da safra 2010/2011, fardos identificados por um código de 20 dígitos, com capacidade para armazenar todos os dados de origem do algodão.

Nenhum produtor de Mato Grosso e também das demais regiões do país conhecem ainda o sistema que, segundo Marcelo Sá é extremamente vantajoso, principalmente em termos de exportação. "O uso do padrão do novo sistema GS1 auxilia na rastreabilidade de fardos e facilita as exportações. Isso por ser amplamente utilizado no mundo todo, em diversos países, como uma linguagem que possibilita o gerenciamento".

A GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação é uma organização sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de suprimentos e demanda. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos para o varejo, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de saúde, transporte e logística. No Brasil, a empresa trabalha em parceria com Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) que representa 96% de toda a área plantada, 99% da produção e 100% da exportação de algodão do país.

 

 

 

FONTE: Gazeta Digital

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço