Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ameaça invisível: Potes de temperos têm mais bactérias que tábuas de carne e latas de lixo

Se você pensa que basta higienizar frutas e verduras antes do consumo, manter carnes bem refrigeradas e a bancada da pia limpinha, saiba que há muitos outros focos de contaminação na cozinha. Com que frequência você limpa os frascos de temperos, por exemplo? Um estudo feito pela Escola de Ciências Biológicas e do Meio Ambiente da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos, mostra que eles podem ter mais microrganismos do que tábuas de carne e latas de lixo.

Temperos

Potes de tempero podem ter mais microrganismos do que tábuas de carne e latas de lixo

Os pesquisadores de Nova Jérsei descobriram que 48% das amostras de recipientes de especiarias estavam contaminadas. Tábuas de corte e tampas de lixeiras foram o segundo e terceiro mais contaminados. Os puxadores das torneiras foram os objetos menos contaminados, de acordo com o estudo.

Muitas pessoas têm o hábito de guardar os potes de temperos perto do fogão, ao alcance das mãos para uso rápido quando vão temperar carnes cruas, mas não se atentam ao risco de contaminação cruzada, aumentando o risco de doenças como a salmonela.

 

O estudo, encomendado pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), foi publicado na revista científica Journal of Food Protection.

Puxadores torneira
Os puxadores das torneiras foram os objetos menos contaminados, de acordo com o estudo

Os pesquisadores fizeram testes com 371 adultos que deveriam cozinhar uma receita de hambúrguer de peru em diferentes modelos de cozinha. Eles contaminaram propositalmente a carne usada no preparo com o bacteriófago MS2, inofensivo para os seres humanos. O intuito era avaliar a circulação dos microrganismos em superfícies e utensílios dispostos em diferentes posições.

 

“A maioria das pesquisas sobre a contaminação cruzada de superfícies de cozinha devido ao manuseio de carne crua ou aves se concentrou em tábuas de corte de cozinha ou torneiras, negligenciando superfícies como recipientes de especiarias, tampas de lixeiras e outros utensílios”, disse o professor e coautor do estudo Donald Schaffner.

 

Schaffner ressaltou ser possível prevenir a contaminação com o manuseio correto dos alimentos, incluindo a higiene adequada das mãos, das superfícies que entram em contato com o alimento e o cozimento correto dele.

 

Bom não descuidar, né?

 https://www.hypeness.com.br/2022/10/potes-de-temperos-tem-mais-bact...

Exibições: 24

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço