Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Apesar de rebaixamento dos EUA, dólar não deve despencar no mundo

Euro sobre mapa da Grécia

Fragilidade econômica da Europa impede grande valorização do euro

 

Falta de um substituto para o dólar e fragilidade econômica da Europa e do Japão ajudam a explicar a força da moeda americana

 

São Paulo - A lógica econômica diria que, após o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos, a tendência natural seria de desvalorização do dólar.

O governo americano, aliás, não torceria o nariz para essa situação. Uma moeda mais fraca facilitaria as exportações, ajudando a recuperação do país que não pode contar neste momento com um mercado interno pujante.

Porém, esse cenário de enorme enfraquecimento do dólar não deve se concretizar no curto prazo por diversos motivos. Vejamos:

 

1 - Duas agências ainda dão nota AAA

O rebaixamento da nota de risco dos Estados Unidos dado pela Standard and Poor's não deve gerar uma onda de vendas de títulos americanos pelos fundos de pensão. As regras da maioria dos fundos preveem a compra de papéis que tenham nota AAA na avaliação de pelo menos duas agências. Portanto, enquanto a Moddy's ou a Fitch não der um downgrade, o dólar não vai desabar.

 

2 - A Europa e o Japão estão em dificuldades

Por mais que o dólar tenha perdido valor frente ao euro e ao iene desde o estouro da crise, a fragilidade econômica da Europa e do Japão impede grandes valorizações de suas moedas. Aliás, os governos desses países não têm interesse em que isso aconteça. Ainda que a situação fiscal dos Estados Unidos tenha piorado - e isso é um fato -, o quadro europeu e japonês não é tão melhor.

 

3 - Falta um substituto para o dólar

A cotação do ouro disparou, mas o metal não tem liquidez suficiente para absorver uma fuga em massa do dólar. Os chineses clamam por uma "nova e estável moeda global para evitar catástrofes causadas por um só país", mas ainda leverá muito tempo até que uma reserva de valor internacional seja criada.

 

4 - O câmbio na China é controlado

Seria natural imaginar que a China fosse o destino de investidores que estivessem fugindo dos Estados Unidos. Porém, o câmbio chinês é controlado a "mão de ferro" pelo governo, que impede a sua valorização. Sendo assim, a cotação do dólar frente ao iuane não deve sofrer grandes quedas.

 

5 - Existe um teto para os emergentes

Embora haja um consenso de que os emergentes - o Brasil, inclusive - estão em condições de resistir bem a um eventual duplo mergulho na crise por parte dos países desenvolvidos, suas economias ainda não gozam de credibilidade suficiente para atrair uma massa incalculável de investidores. Nesse contexto, o real pode até se valorizar um pouco mais, porém é difícil encontrar algum economista que preveja um dólar muito abaixo de R$ 1,50.    

 

 

FONTE: PORTAL EXAME

 

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço