Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Aposentados que ganham mais de um mínimo não terão aumento acima da inflação

Aposentados que ganham mais de um mínimo não terão aumento acima da inflação

Por InfoMoney

SÃO PAULO – Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que ganham acima de um salário mínimo por mês não terão reajuste acima da inflação. A informação, segundo publicado pela Agência Brasil, é do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

De acordo com Carvalho, a decisão não é definitiva e o tema deve voltar a ser discutido em 2012.

“Não é uma conversa encerrada. Para ter reajuste ano que vem não precisa colocar no Orçamento. Podemos conceder reajuste depois, a conversa continua (…) Temos responsabilidade, estamos vendo a crise internacional. Para nós, a coisa mais importante é ter uma linha de política econômica. Ser governo é isso, tem que ter coragem de enfrentar e de dizer não. Até com dor no coração”, disse.

Reajuste

As entidades que representam os aposentados e pensionistas reivindicam aumento em torno de 12% para os cerca de 9 milhões de beneficiários que ganham mais de um salário mínimo. O impacto de um reajuste neste patamar seria de uma despesa adicional de aproximadamente R$ 8 bilhões para a Previdência.

Até o momento, o governo propõe acréscimo de 6,3%, referente à estimativa da variação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) este ano.

A posição do governo não agradou aos representantes dos aposentados. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, João Batista Inocentini, o aumento reivindicado ajudaria a estimular a economia.

Para o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, o veto ao reajuste dos aposentados está relacionado à sustentabilidade do sistema, que precisa passar por reformas. “A discussão é a situação da Previdência, que está precisando de uma reforma para poder pagar melhor os aposentados”.

 

 

Exibições: 126

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço