Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Levando em conta a imensa riqueza e diversidade cultural do Brasil, são muito numerosas as possíveis manifestações artísticas e artesanais que podem ser empregadas na composição de peças específicas ou mesmo coleções inteiras. Na verdade, já há uma série de iniciativas voltadas à coordenação de esforços populares para compor peças de moda, agregando valor ao trabalho artesanal, afinando-o com tendências e sofisticando seu acabamento.

Digno de nota é o trabalho realizado no Tocantins pelo Sebrae, que tornou o artesanato a base de palha dourada um objeto do desejo de consumidores de todo o país, abrindo novos canais de venda, chegando aos shoppings com mais valor agregado. Outra iniciativa bastante conhecida é a CoopaRoca, que congrega artesãos moradores da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, transformando o tradicional fuxico em item hype, gerando e distribuindo riqueza a grandes contingentes de artesãos e respectivas comunidades.

As arenas de sustentabilidade em moda ampliarão a oferta deste tipo de esforço viabilizante, não apenas no Rio de Janeiro, mas em diversas regiões do Brasil onde esta expressão cultural esteja presente ou latente. A idéia não é simplesmente explorar o trabalho mal-remunerado dos artesãos, mas é dotá-los de protagonismo em relação à sua atividade, sinalizando direções de valor agregado que permitam que a expressão cultural de amplie de forma sustentável.

http://www.institutoriomoda.com.br/ArenasSustentabilidade.aspx

Exibições: 53

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço