Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Argentina exigirá maior controle nos preços a beneficiados por barreiras

Buenos Aires - Os empresários argentinos beneficiados pelas barreiras contra as importações, recentemente ampliadas, vão receber uma fatura do governo. Os ministros de Economia, Amado Boudou, e de Indústria, Débora Giorgi, junto com o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, e o titular da Receita Federal, Ricardo Echegaray, vão se reunir com o setor privado para pedir que não aumente os preços de seus produtos. Os ministros convocaram 200 pequenos e médios empresários, da capital e do interior, para um encontro hoje, às 15 horas. - A presença de Moreno indica que o governo poderia ameaçar os empresários com a aplicação da Lei de Abastecimento, que prevê pesadas multas e até prisão. O objetivo do governo é baixar as expectativas inflacionárias e manter a estabilidade dos preços e da oferta. Pelos próximos dois meses, os setores protegidos pelas licenças não automáticas não terão concorrência dos importados. Esse é o período máximo que o governo pode demorar em conceder a licença de importação.

Os ministros vão argumentar que os setores beneficiados têm de assumir o compromisso de manter o controle dos preços e investir no aumento da produção doméstica, informou uma fonte da Secretaria de Indústria. A iniciativa deve-se à aceleração dos preços, que devem fechar o ano com alta acumulada de 30%, conforme projeções privadas.

Antes, Giorgi vai recebeu ontem a visita de técnicos representantes do governo chinês, que querem explicações sobre as inúmeras medidas que dificultam a entrada de produtos asiáticos no mercado argentino. No ano passado, a China deixou de comprar óleo de soja argentino, para retaliar as inúmeras medidas de antidumping impostas pelo governo Kirchner aos produtos chineses. Os setores chineses mais atingidos pelas barreiras argentinas são têxteis, calçados, linha branca de eletrodomésticos, aparelhos de ar condicionado e roupas, entre outros. Ambos os países decidiram criar uma comissão bilateral, nos moldes da que existe entre a Argentina e o Brasil, para acompanhar o comércio.

Se não quiser novas retaliações, a Argentina vai ter dura negociação pela frente, já que a China é o principal comprador de seu óleo de soja. O secretário de Indústria, Eduardo Bianchi, estará a cargo das negociações técnicas. Ele vai pedir à China que não compre somente commodities agrícolas e derivados, mas também manufaturas de origem industrial.
 
FONTE:  DCI

Exibições: 52

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço