Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Argentino assume pedaço de Eike em uma de suas empresas; saiba quem é

Argentino assume pedaço de Eike em uma de suas empresas; saiba quem é


        
   Por: InfoMoney                     
 Com um "mico" na mão, o BNDES já avisou que quer reduzir sua participação na empresa - e estuda até mesmo uma oferta de ações na Bovespa


SÃO PAULO - Eduardo Eurnekian, da Corporación América, acabou de comprar 33% da SIX Semicondutores, uma duas empresas do grupo EBX - eliminando a parte de Eike Batista na companhia. Uma das únicas empresas de Eike que ainda próximos do cronograma original, a SIX é uma joint-venture com IBM, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o banco de fomento de Minas Gerais.

Com um "mico" na mão, o BNDES já avisou que quer reduzir sua participação na empresa - e estuda até mesmo uma oferta de ações na Bovespa. O problema é que abrir o capital de uma empresa ligada à Eike Batista é praticamente impossível neste momento - as portas estão completamente fechadas para ele no momento. 

A solução foi vender a participação do megaempresário na empresa. O interessado é um argentino de 81 anos, de origem armênia. Eurnekian é de uma família famosa pela indústria têxtil - chegou a ser uma das maiores fornecedoras da Puma -, mas que perdeu muito dinheiro com a crise argentina de 1981 e teve que abandonar o setor. 

Desde então, Eurnekian montou um império de mídia e infraestrutura, tanto na Argentina, quanto na Armênia. Atualmente, é o segundo homem mais rico da Argentina, com uma fortuna de US$ 1,8 bilhão - que deverão ser repassados aos seus sobrinhos e irmãos, já que ele não é casado e não tem filhos. 

Seu império de mídia é calcado na Cablevisión, uma das maiores operadoras de TV da Argentina, mas Eurnekian participa de 76 concessões de aeroportos - inclusive participando dos consórcios de Brasília e Natal -, na América Latina e Armênia. Também é acionista de uma grande cervejaria argentina e tem mais 2 mil quilômetros quadrados de plantações de alimentos no norte da Argentina, além de algumas regiões na Armênia. 

Tem também uma fábrica de semicondutores na Argentina, a United Blue - que pode se tornar a "irmã mais velha" da SIX. Sua entrada na empresa poderia provocar um leve atraso de um ou dois meses nas obras da SIX, que estão levemente atrasadas. 

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço