Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Artigo: Tempo de transformar e ser transformado

O Congresso Internacional Abit 2018, em 17 e 18 de outubro, terá como tema “Pessoas transformando e sendo transformadas na era digital”. O foco no ser humano é decisivo, pois são os profissionais bem treinados, motivados e com espírito empreendedor que fazem acontecer. A tecnologia é ferramenta auxiliar, mas também se torna substituta de várias profissões. É preciso qualificar os indivíduos para a nova situação do mercado de trabalho. Devemos, ainda, cuidar das novas gerações, em todas as etapas do ensino, à luz da Indústria 4.0 e da digitalização da economia.

Resultado de imagem para imagens da abit

O Brasil tem ilhas de excelência e melhorou sua posição no ranking das nações inovadoras da Organização Mundial de Propriedade Intelectual. Estamos entre as 64 mais produtivas, todavia aquém do desejável. Somente daremos um salto de competitividade se tivermos uma agenda de Estado que estabeleça objetivos claros e possíveis. Também é necessária a mobilização das instituições de pesquisa e organizações empresariais/laborais.

A Abit está focada nesse movimento disruptivo. Tem feito trabalhos importantes, como um estudo referencial, com olhar estratégico para 2030, em parceria com o Senai CETIQT, ABDI, academia e órgãos governamentais. Trata-se de um conteúdo precioso, expresso no livro “A Quarta Revolução Industrial – Setor Têxtil e de Confecção”. Realizamos, ainda, ações com consultorias e organismos nacionais e internacionais. Nosso congresso será mais uma oportunidade para esses relevantes temas.

O setor que representamos sabe o que precisa ser feito. No entanto, são prementes as políticas públicas que melhorem o ambiente de negócios, reduzam os custos de produção e aumentem a rentabilidade das empresas, pressionadas por exagerada carga tributária, juros altos, insegurança jurídica e excesso de burocracia. Tais problemas inibem o potencial de investimentos.

Diante desses desafios e das transformações do mundo, apenas com o talento humano conseguiremos aumentar a renda per capita nacional, dos atuais 10 mil para 20 mil dólares, nos próximos 15 anos. Nesse sentido, é significativa a contribuição da indústria têxtil e de confecção e das pessoas que a integram, como se poderá constatar no Congresso Abit 2018. Neste provocador evento, vamos vislumbrar juntos nossa plena capacidade de capitalizar o grande potencial brasileiro viabilizando a meta do desenvolvimento.

 

                                                        Fernando Valente Pimentel

                                                        Presidente da Abit

http://www.abit.org.br/noticias/artigo-tempo-de-transformar-e-ser-t...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 221

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço