Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Che nunca disse “há que endurecer, mas sem perder a ternura, jamais”, nem é de Deng Xiaoping a frase “enriquecer é glorioso”

che-guevara-345

Che Guevara nunca disse “hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”

A frase vem à mente assim que ouvimos falar do trágico revolucionário argentino, mas ele nunca disse nada parecido. É comum citarem como referência o livro Mi Amigo El Che, de Ricardo Rojo. Pois a passagem não aparece nesta obra e em nenhum dos diversos livros escritos por Che Guevara.

Hitler não admitiu ser socialista

Nós somos socialistas, nós somos inimigos do sistema econômico capitalista atual de exploração dos economicamente fracos, com seus salários injustos, com sua ultrajante avaliação de um ser humano de acordo com sua riqueza e propriedade ao invés de responsabilidade e comportamento, e nós estamos determinados a destruir esse sistema, custe o que custar.

Tenho visto gente no Facebook atribuir essa passagem a Adolf Hitler. Mas o autor é Gregor Strasser, um dos primeiros líderes do partido nazista. Como eu conto no Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo, Strasser foi o principal divulgador do nazismo entre operários alemães que estavam descontentes tanto com o liberalismo da época quanto com o pouco apreço dos socialistas ao nacionalismo. Em 1932, quando Hitler tratou de se aliar a grandes empresários para financiar a chegada ao poder, Strasser foi expulso do partido. Dois anos depois, Hitler mandou fuzilarem o homem.

“Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é.” Parece, mas não é Lenin

Nesta eu mesmo caí – começo um artigo de março atribuindo a frase ao comunista Vladimir Lenin. Alguns leitores, corretamente, me advertiram que Lenin nunca a pronunciou – ou, pelo menos, não há fonte confiável de que a tenha pronunciado.

Não é de Deng Xiaoping a frase “enriquecer é glorioso”

O mito provavelmente nasceu com o livro To Get Rich Is Glorious: China in the ’80s’,  publicado em 1984 por Orville Schell. Como o líder chinês Deng Xiaoping era o tema central do livro, muita gente deve ter pensando que ele havia dito que enriquecer é glorioso. Mas a frase é ótima – e define muito bem o espírito da China nos anos 1980.

@lnarloch

Exibições: 202

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço