Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Dinheiro e poder são duas coisas diferentes

No primeiro episódio da série, Frank Underwood comenta o caso de Remy Danton, ex-secretário de imprensa que passa a atuar como lobista de uma empresa de gás natural. Underwood dirige-se aos espectadores: “Um desperdício de talento. Ele escolheu o dinheiro em vez do poder. Nesta cidade, é um erro que quase todo mundo comete. O dinheiro é como uma mansão genérica e desnecessária que começa a desmoronar depois de dez anos. O poder é como a antiga construção de pedra que fica em pé por séculos. Eu não consigo respeitar uma pessoa que não enxerga essa diferença”, diz.

Para convencer alguém, defenda o contrário – e falhe de propósito

“A única coisa mais gratificante do que convencer alguém a fazer algo que eu quero é falhar em convencê-lo propositalmente. É  como colocar uma placa de “não entre” que pareça implorar para que você entre.” No décimo episódio da segunda temporada, Underwood convence o presidente americano, Garrett Walker, a contratar um promotor especial para investigar o vazamento de informações sobre um esquema de lavagem de dinheiro. Era o que Underwood queria o tempo todo, mas, enquanto conversava com o presidente, ele tentava convencê-lo a não agir dessa maneira.

Cace ou seja caçado

Underwood é irônico ao falar sobre o assassinato da jornalista Zoe Barnes, para quem havia vazado diversas informações no primeiro episódio da segunda temporada. “Todo gatinho cresce e se transforma em um gato adulto. Eles parecem inofensivos no começo — pequenos, calmos, lambendo seu pires de leite — mas quando suas garras ficam grandes o suficiente, eles arrancam sangue. Às vezes, da mão que os alimenta. Para nós que estamos no topo da cadeia alimentar, não pode haver misericórdia. Há apenas uma regra: cace ou seja caçado.”

A essência do poder político não depende do país

As articulações políticas empreendidas por Underwood bem poderiam acontecer em qualquer outro país. O sistema político até pode ser particular de cada lugar, mas há regras que se aplicam a todo o mundo — e, no caso de House of Cards, que podem ser quebradas em todo o mundo.

Não há 'o' governo

Para Frank Underwood, o governo não é uma entidade a serviço do interesse público, mas simplesmente um grupo de pessoas eleito pelo povo — e que não necessariamente vai lutar pelo bem dessa população. Na primeira temporada da série, o personagem força a aprovação de uma reforma no sistema educacional americano — mas o que é visto pela população como uma vitória, na verdade, resultado de uma série de articulações políticas de congressistas que pouco se importam com o progresso na área.

http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/as-licoes-de-politi...

Exibições: 154

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço