Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por InfoMoney
ReclameAqui lançou plataforma exclusiva para medir desempenho e reputação de lojas virtuais em dezembro; confira as mais reclamadas

 

As lojas virtuais mais reclamadas neste Natal

SÃO PAULO - Assim como ocorreu durante a Black Friday, em 29 de novembro, o ReclameAqui lançou um site exclusivo para consumidores prestarem queixas sobre serviços de lojas on-line durante as compras de Natal neste ano.

Com as reclamações, a plataforma mostra em tempo real listas das empresas mais reclamas em dezembro, dos sites recomendados e a Black List, que seria as lojas on-line não recomendadas. O objetivo é monitorar as compras de final de ano, o prazo de entrega e tudo o que for preciso para orientar os consumidores.

A lista das empresas mais reclamadas, lançada ontem e atualizada no início desta tarde, tem a loja virtual do WalMart na liderança, com mais de 3,6 mil reclamações. A reputação da empresa, portanto, não está entre as piores no site do ReclameAqui, considerada uma empresa de atendimento regular, com solução de 80,7% dos casos.

Em segundo lugar, está o Extra.com.br, que ultrapassa a marca dos 2,96 mil reclamações, mas também com reputação regular. A empresa possui 97,5% de seus casos atendidos, sendo 76% que já foram resolvidos. Em seguida, e não muito longe, está a Ponto Frio, que acumula mais de 2,2 mil reclamações, sendo 96,6% atendidas e 75,5% solucionadas.

Compra certa (ou errada)

Já na Black List, o Mercado Livre apareceu como a empresa menos recomendadas pelos próprios consumidores, já que não apresentou nenhuma solução para todas as reclamações recebidas. Por outro lado, a loja virtual que mais solucionou problemas é a Americanas.com.

Outro lado

Procurada pelo Portal InfoMoney, a Ricardo Eletro afirmou, por nota enviada à imprensa, que realiza investimentos constantes para melhorar o atendimento ao cliente e acrescenta que respondeu 100% das postagens do ReclameAqui ao longo de 2013. "Para acelerar o atendimento ao consumidor, em 2013, a Ricardo Eletro passou a utilizar a ferramenta RA, que visa facilitar a comunicação com os clientes que acessam o Reclame Aqui. O contato com esses consumidores é realizado em até 24h."

A Saraiva informou, também por nota, que sua missão é garantiar a melhor experiência do consumidor. "Por isso, é premissa da Saraiva respeitar todo e qualquer direito de seus clientes."

Os sites www.extra.com.br, www.pontofrio.com e casasbahia.com.br esclareceram que pautam suas ações de acordo com a Lei e por premissas que asseguram os direitos e a excelência no atendimento aos consumidores. "As marcas informam também que providenciaram a execução prévia de ações, ao longo de todo o ano, em todos os seus sites, para garantir o funcionamento normal de abastecimento e entrega de produtos para a época de Natal."

O MercadoLivre afirmou que atende diretamente clientes utilizando os canais próprios de contato, nos quais é possível identificar o usuário, entender o histórico de suas transações na plataforma e necessidades, para oferecer atendimento mais eficiente. "É importante ressaltar que mantemos relacionamento com instituições oficiais que zelam pelos direitos do consumidor, como a SENACON e os Procons de todo o Brasil, bem como com associações não governamentais, como o IDEC."

As demais empresas não se manifestaram sobre o assunto até o fechamento desta matéria

Exibições: 47

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço