Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


Desenvolvimento da escala tonal…
Você precisará de espaço, pés no chão, corpo e mente relaxados. Alongue-se. Solte os músculos, massegei o corpo, tonifique a pele com leve batidas. Relaxe. Respire… Já no chão, sente-se confortável, coluna ereta, massagei os pés, relaxe… II Etapa – feche os olhos, respire, “vamos esvaziar a mente de qualquer pensamento”, mesmo que teimem em aparecer, delete-os, dilua cada um, seja delicado com você agora, desprenda essa necessidade de pensar…Imagine a cor azul, azul puro, sinta… agora imagine uma luz prata, sinta a cor em toda sua mente, deixe que ela o envolva, que envolva todo seu corpo… Quando estiver pronto imagine um lugar, um espaço, deixe que surja na sua mente a imagem de um homem, ou de uma mulher, e veja que cor ele/a trará… Você já viu a cor? Nesse caso volte lentamente, abra os olhos lentamente. Primeira etapa concluída. (Você foi bem sucedido, conseguiu?)
Eu: … quando a luz prata me envolveu foi como se ela fosse uma gota d’água. Gostei. Não ví nenhum homem ou mulher mas ví o amarelo.
Segunda etapa. Com uma pilha de revista sobre a mesa, passei pelas páginas sem se deter, e ao mesmo tempo selecione duas imagens que envolva sua cor chave. (ou não)
Terecira etapa: encontre e recorte do jeito que quiser, em tamanho pequeno a sua cor impressa, a que represente a tonalidade que viu durante primeira etapa… A partir dela encontre também a “escala tonal”, isto é, tons que a leve ao branco puro, ou ao preto…
Eu: gente, parece simples, mas não é. Só aí nos damos conta da mistura das cores, a cor que é pura e que não é, ou que o amarelo pode ser diluido ou acrescido por outras cores e na escala podem variar bastante por um caminho completamente dferente do seu estado “puro”…
Por último cole tudo na cortolina.

Para que me serviu o Exercicio do Desenvolvimento da Escala Tonal?

O trabalho da tecelagem não envolve só o ato de cortar fios e linhas na urdideira, de passa-los no pente liço, prender nos eixos traseiro e dianteiro e começar a tramar… O que acontece antes é vital: a criatividade da concepção (ato de criar, conceber)– que peça se quer tramar, qual será sua cor ou cores, tamanho, que tipo de matéria prima? Como combinar tudo isso?
Precisamos de intuição e técnica.
Corpo e mente precisam ser trabalhados para que possa ser natural vivenciar a tecelagem, e durante processo tenhamos respostas significativas e entendimento sobre ação… o exercício é mais um dos caminhos ao aprimoramento.

Locação: Aula de tecelagem no Ateliê da Bete Landmann

Exibições: 162

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço