Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Aviso aos Incrédulos - Importação é Coisa do Cão

Espaço Livre - Agnelo Alves

Aviso aos incrédulos. Dentro de 40 dias, será iniciado o processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte através da importação desde o maracá para as criancinhas brincarem, caldo de batata industrializado, argamassa prontinha, faltando apenas colocar água, enfim, tudo que se imaginar que esteja sendo fabricado noutros países, a China, por excelência, tudo a preço de camelô, baratinho, baratinho baratinho. Graças ao Import/RN, o projeto milagroso, com canonização em andamento entre os pagãos.

As fábricas locais serão fechadas, é verdade. Qual o problema? Seus trabalhadores serão reaproveitados como estivadores no porto de Natal e no Aeroporto de São Gonçalo. Quem garante é o Governo do Estado. Vejam o que está acontecendo com a primeira e maior fábrica de tecidos. Fechou. Mais de mil trabalhadores estão sendo colocados no olho da rua. Com o Import/RN, dentro de 40 dias, estarão todos empregados nas atividades de importação. Uma questão apenas de substituição. Em vez de produção, importação. Dá para entender?

Temos, aí, o compromisso do secretário do Desenvolvimento, o baiano Benito Gama, importado exatamente para fazer acontecer o que os norte-riograndenses jamais aprenderam a fazer. Nem em Mossoró. Por que descrer? Eu, já beirando os 80 anos - como diria o cumpadre Curicaca - "nos estertores dos 70 e bote força", não quero me dar nem mesmo à pachorra de aprender. Só anotando para cobrar e reportar.

Certamente, a Vicunha já deve estar adotando suas providências. Não imagino quais. Também, o homem que está entre os 500 mais ricos do mundo, o nosso Nevaldo Rocha, com sua fábrica Guararapes. Aliás, me permitam os leitores, nos idos já distantes de 1978, visitando Nevaldo em Miami, conversa vai, conversa vem, papo por vezes animado, por vezes mais sério, eu disse: "Nevaldo, você deve se sentir um homem realizado. Saiu de Caraúbas de carona num caminhão, dormiu nos alojamentos da guarda do Palácio do Governo, montou um império, outros o imitaram, botando também fábricas de confecções. Tudo seguindo seus passos"...

? Agnelo, vão fechar todas... Só não vai fechar a Guararapes - profetizou Nevaldo. Não vou além quanto às causas. Mas hoje só resta realmente a Guararapes, pujante, forte, crescente, com a marca de Nevaldo Rocha. Mas tudo o que fez Nevaldo entrar na lista dos 500 homens mais ricos do mundo está empregado como sua marca, o trabalho. Vou contar outra. Esta TRIBUNA estava "fecha, não fecha", circulando muitas vezes com cem exemplares, apenas. Nevaldo soube. Mandou me convidar para ir à Guararapes. Perguntou. E eu disse com todas as letras: "Estou escrevendo quase sozinho, da primeira à última página, com Ticiano, Woden, poucos resistentes. A maquinaria está funcionando à base do arame do mestre Nezinho".

Marcamos outro encontro em São Paulo. Fui com Aluízio. Nevaldo propôs comprar todo o maquinário, enfim, renascer a TRIBUNA, ficando com cinquenta por cento. Topamos, Aluízio e eu. Tudo instalado, tudo funcionando a pleno vapor, os cinquenta por cento foram doados a mim, Gobat e Aluízio... E a TRIBUNA está aí, completando 62 anos. Fico imaginando se Nevaldo tivesse mantido os cinquenta por cento dele, talvez estivesse numa posição melhor na lista dos 500 mais ricos do mundo...

Não sou incrédulo, mas sou mais para São Tomé. Em outras palavras, substituir a industrialização pela importação é coisa do cão.

Fonte:|http://tribunadonorte.com.br/noticia/aviso-aos-incredulos/214682

Exibições: 607

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Eduardo Junger em 13 março 2012 às 21:53
Quem começou o processo de abertura da economia aos importados foi o PSDB=neoliberal=liberalismo. De fato Lula nada fez para minimizar os efeitos letais à industria nacional, mas tenho esperança na Dilma já que pela primeira vez em muito tempo vejo algumas e ainda algumas medidas protecionistas sendo tomadas.
Comentário de Eduardo Junger em 13 março 2012 às 14:03
Também isso. Enquanto a ANVISA não faz sua parte, vamos fazer a nossa e boicotar já as roupas da China. BOICOTE JÁ! Slogan: COMPRE DA CHINA E PERCA SEU EMPREGO!
Comentário de Turco em 13 março 2012 às 14:00

Quer acabar comtudo isso,é só pegar o produto importado no porto,mandar um funcionario da ANVISA,fiscalizar a empresa que fabricou,pra ver se atende as normas da ANVISA e pronto.

Comentário de Eduardo Junger em 13 março 2012 às 13:11
Concordo que temos que reduzir e simplificar o pagamento de impostos. Mas acho que se, hipoteticamente, pagássemos 0% de impostos, mesmo assim não conseguiríamos concorrer com a escravocrata, poluidora e imperialista China. Marrocos, Turquia e Peru são fichinha. O Brasil é difícil realmente, mas a bizarrice vem da China.
Comentário de Turco em 13 março 2012 às 13:05

é Chines, é Vietnam,é Marrocos,é Peru, é Bolivia,é India,é Turquia,é o Mundo todo Exportando pro Brasil,

por um unico motivo,o CUSTO BRASIL,o IMPOSTO POR CASCATA que NINGUEM quer discutir,é Proibido IMposto Cascata,Mas quem (ABIT,ABRAVEST,ABEVTEX),QUEM TEM CORAGEM DE BOTAR O ORGÃO pra BRIGAR, Vamos mudar o sistema de Imposto aqui,e resolve tudo,Se nos ESt Unidos,cobra final,Porque aqui NÃO ????????????

Comentário de Eduardo Junger em 13 março 2012 às 12:08
Por que não comecamos ONTEM uma campanha uma campanha nacional de boicote aos produtos Chineses? Sugiro inclusive o slogan :COPRE PRODUTOS CHINESES E PERCA SEU EMPREGO! A muito tempo que venho fazendo a minha parte e não comprando as marcas de roupas que sempre comprava.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço