Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

 

Fonte :[ www.r7.com ]

  

Quando o consumidor deve fugir do dinheiro? Se a nota estiver pintada, é um indício de que ela foi marcada durante um furto a um caixa eletrônico. Em nota divulgada nesta quarta-feira (18), o Banco Central explicou que a população e o comércio em geral devem evitar receber ou repassar o dinheiro quando ele estiver manchado.

 

Alguns caixas eletrônicos têm um dispositivo que mancha com tinta colorida as cédulas durante tentativa de furto por meio de explosão. Só no Estado de São Paulo neste ano foram 57 ataques a caixas eletrônicos com objetivo de furtar cédulas, sendo que em 33 casos houve explosão.

Há um ano começou a ser instalado no país um dispositivo que solta uma tinta avermelhada e mancha as notas na hora do ataque aos caixas. O aparelho está instalado, hoje, em aproximadamente 12 mil caixas no Brasil e em pelo menos 5.000 em SP, segundo estimativas da empresa TecBan, que trabalha com segurança bancária.

- Toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário.

 

Sendo assim, os bancos são obrigados a aceitar o dinheiro dos clientes caso eles tenham recebido alguma cédula marcada com tinta.

 

O consumidor receberá um recibo para posterior troca do dinheiro. Isso porque essa cédula será encaminhada ao BC para exame e destruição. Após o exame, o cidadão será ressarcido se a nota for legítima.

Exibições: 97

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço