Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Blinde seu nome - Saiba como vai funcionar o cadastro de bons pagadores

A aprovação do cadastro positivo pelo Senado, no dia 18 de maio, vai mudar a forma como se avalia o risco de crédito no Brasil. O hábito do comércio e dos bancos sempre foi colocar na lista negra o nome dos maus pagadores em vez de premiar os bons pagadores. Agora só falta a sanção da presidente Dilma Rousseff, que deve sair no início de junho, para criar o cadastro positivo e cobrar menos juros de quem paga as contas em dia. 

Seriam 26 milhões de brasileiros que poderiam tomar R$ 1 trilhão em empréstimos. “Esse novo sistema vai ampliar a base de bancos que querem emprestar para bons pagadores”, diz o consultor Silvio Paixão. O tomador de crédito terá vantagens, mas os principais beneficiados serão os pequenos e médios empresários. “Empréstimos mais baratos incentivam o crescimento econômico, pois ajudam no lançamento de novas empresas”, diz Leandro Martins, da Walpires Corretora. 
 
79.jpg
 
A entrada no cadastro não é automática. Para ter seus dados divulgados, os clientes terão de assinar uma autorização por escrito. As informações não podem pertencer a uma única companhia. Uma vez cadastrado, o consumidor pode acessar seus dados gratuitamente a cada quatro meses. Nele, serão incluídos os históricos de pagamentos de contas de água, luz e telefone. 
 
A proposta ainda levanta questionamentos. O Procon de São Paulo contesta se a proposta viola o sigilo bancário e também se o prazo de uma consulta a cada quatro meses por quem responde a aquelas informações não é restrito demais. “Nossa principal orientação é que o consumidor não autorize a inserção de seus dados até que o cadastro positivo seja efetivamente regulamentado”, diz Paulo Arthur Góes, diretor-executivo da entidade.
FONTE: ISTO É DINHEIRO

Exibições: 67

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço