Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Bovespa tem pior semestre em mais de quatro anos e perspectivas são ruins

Bovespa tem pior semestre em mais de quatro anos e perspectivas são ruins

 Por Reuters

SÃO PAULO, 28 Jun (Reuters) - A Bovespa fechou o semestre com o pior desempenho semestral desde 2008, e investidores já se preparam para fechar 2013 no vermelho, avaliando que apenas uma reversão de expectativas com a economia doméstica poderá mudar esse cenário.

 Com a queda de 0,32 por cento na última sessão do mês, a 47.457 pontos, o Ibovespa, principal índice acionário doméstico, fechou junho com desvalorização de 11,3 por cento, o pior desempenho mensal desde maio do ano passado. O giro financeiro da sessão foi de 9,05 bilhões de reais.

 Na primeira metade do ano, o Ibovespa teve um recuo de 22,1 por cento -- pior desempenho semestral desde a queda de 42 por cento registrada no segundo semestre de 2008, ápice da crise nos Estados Unidos que culminou na quebra do Lehman Brothers.

 O consolo, segundo os profissionais de mercado, é que aparentemente há pouco espaço para os preços caírem muito mais, pois já refletem a combinação de piora generalizada dos fundamentos macroeconômicos do país com o pico de aversão global a risco, após os Estados Unidos apontarem para redução dos estímulos monetários.

 Para especialistas, os sinais do banco central americano, Federal Reserve, de que pode reduzir nos próximos meses o seu programa de compra de títulos e, consequentemente, reduzir a liquidez do mercado, catalisaram o pessimismo do mercado.

 "Isso diminuiu o fluxo para mercados emergentes e isso deve continuar nos próximos meses", disse Walter Mendes, sócio da Cultinvest Asset Management. "O que ainda vamos descobrir é a intensidade com que isso vai acontecer".

 Na sua visão, por isso não surpreende o fato de que as ações consideradas de maior risco, como as das empresas do empresário Eike Batista, tenham estado entre as maiores quedas recentes.

 Nesta sexta-feira, algumas delas, como a mineradora MMX, a empresa de logística LLX e a petroleira OGX estiveram novamente entre os destaques negativos da sessão, enquanto investidores seguiam ajustando carteiras.

 Mas o grande vilão da bolsa, de acordo com profissionais do mercado, é a piora generalizada da economia doméstica, com fraco crescimento do PIB, inflação em alta e fracos dados da balança comercial.

 Foi esse quadro que levou a agência de classificação de crédito Standard & Poor's revisar no começo do mês a perspectiva do rating soberano do Brasil de "estável" para "negativa".

 "Precisamos de um choque de credibilidade para a bolsa mudar de rumo", disse Álvaro Bandeira, sócio da Órama Investimentos no Rio de Janeiro.

 Na semana passada, uma pesquisa da Reuters mostrou que analistas estimam que o Ibovespa vai subir para 57.500 pontos até o final do ano, um ganho de 17 por cento sobre os níveis atuais, mas ainda abaixo do patamar de 60.952 pontos de 2012.                        

Exibições: 107

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 1 julho 2013 às 8:54

Carissimo Romildo Leite,

Que bom que os Espanhóis foram vencidos.

Precisamos vencer a máfia lulistas/pt, que vem assumbarcando o Pais, de longas datas, infelizmente.

Concordo, Bovesta e outra a tendencia é piorar!!!!!!!!!!!!!!!!

Romildo, não esquecer que os MENINOS CHEGARAM, E A TODO TEMPO ELES CANTAM:" SOU BRASILEIRO COMO COM MUITO ORGULHO". este é o cântico de Vitoria, sobre a OPRESSÃO, O ENGANO, SOBRE A MENSYTIRA E  SUBTEFÚGIO.  OS MENINOS CHEGARAM. AS REUNIÕES  FRIVOLAS DE MINISTÉRIOS NÃO VÃO

IMPEDIR ESSES MENINOS, QUE SABEM O QUE QUEREM.

 

Comentário de Romildo de Paula Leite em 30 junho 2013 às 22:00

  Caro Petrúcio, dai para pior,

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço