Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil cultiva apenas 30% de seu território , aponta Embrapa Territorial

Dimensão territorial e socioeconômica da preservação do meio ambiente foi tema de reunião do Cosag da Fiesp

Cristina Carvalho, Agência Indusnet Fiesp

A reunião do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Fiesp, desta  quinta-feira (30/5), teve a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do pesquisador-chefe da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda. Excepcionalmente, a reunião do conselho foi realizada na sede da Embrapa Territorial, em Campinas, em razão de seu aniversário de 30 anos.

Entre os temas da pauta estava o da dimensão territorial e socioeconômica da preservação do meio ambiente pela agropecuária nacional, apresentado por Evaristo Miranda. Segundo o pesquisador, os agricultores do estado de São Paulo destinam área de 4 milhões de hectares à preservação de mata nativa em suas propriedades. “No Brasil, 26% do território nacional é dedicado à preservação. Quando juntamos a área protegida e a preservada, temos o equivalente a uma Europa. O país possui mais de 66% de sua área de vegetação nativa”, disse.

Dados da Embrapa Territorial mostram ainda que os EUA preservam 20% do seu território e usam 80%, enquanto o Brasil faz uso de apenas 30%. “Nessa linha, sobre o cultivo da terra, no Brasil esse porcentual é 7,6%. Na Dinamarca, toda a terra arada chega a 77%, e na Ucrânia esse percentual é de 75. E ainda dizem que a nossa agricultura ameaça o planeta”, observou.

Durante sua fala, o ministro Ricardo Salles argumentou que o maior problema do Brasil está nas cidades, em questões relativas ao saneamento, ao lixo e à qualidade do ar. “Estamos trabalhando no combate ao desmatamento, das mudanças climáticas. O Brasil tem sido atacado de vários lados com o argumento de que não estaria cumprindo o seu papel. Pelo contrário, todas as boas políticas estão sendo cumpridas e agora com mais eficiência e mais gestão para atingir os resultados pretendidos”, disse.

O deputado federal Alceu Moreira, que é presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), também esteve presente na reunião, com o tema da agenda da FPA para 2019.

A reunião foi presidida por Jacyr Costa, presidente do Cosag.

Imagem relacionada a matéria - Id: 1560078753

Foto: Cristina Carvalho/Fiesp

https://www.fiesp.com.br/noticias/brasil-cultiva-apenas-30-de-seu-t...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 40

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço