Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil lidera uso de tecnologias de automação de processos

Maturidade no uso da tecnologia abre caminhos para adoção de outras tecnologias emergentes, como IA, indica estudo do OTRS Group.

Imagem: Shutterstock

O mercado brasileiro está na frente quando o assunto é automação de processos, concluiu o estudo OTRS Spotlight: IT Service Management 2023, realizado pelo OTRS Group. Das empresas entrevistadas no país, 52% já adquiriram as ferramentas necessárias e têm experiência em usá-las, em comparação com 28% de todos os outros mercados pesquisados.

Outras 26% das empresas locais já investiram em sistemas, mas ainda não possuem o conhecimento necessário para usá-los. A pesquisa ouviu 600 empresários e executivos na Alemanha, Estados Unidos, Brasil, México, Cingapura e Hungria.

O relatório aponta que uma maior maturidade em automação também indica maior abertura para outras tecnologias, como a Inteligência Artificial. Das empresas que já usam a automação de processos, 59% delas já utilizam ativamente IA ou aprendizado de máquina como parte dos fluxos de trabalho e gerenciamento de tarefas. Entre aquelas que não usam ferramentas de IA, a falta de habilidades necessárias para lidar com o assunto consta como principal obstáculo.

Há ainda uma parcela dos executivos que alega falta de tempo para aprender sobre as ferramentas.

O estudo indica que no mundo são os departamentos de TI das organizações os principais impulsionadores da automação dos processos. Entre os executivos ouvidos nos demais países, 42% relacionam a TI com a tecnologia de automação. Já no Brasil, apenas 7% dos departamentos de TI estão atualmente explorando a automação dos processos de negócios.

Maiores demandantes

No país, o setor líder em puxar a automação é o atendimento a clientes com 49%, seguido do RH com 44%, administração com 41% e marketing com 39%. No mundo, as equipes de TI que lideram a automação dos processos de negócios em suas empresas são as da Hungria com 86%, EUA com 58%, México com 43% e Alemanha com 35%.

Executivos no Brasil que já automatizaram processos de negócios observaram que a automação resultou com mais frequência em economia de tempo (23%), seguido do crescimento mais rápido da empresa (19%) e economia de custos (18%) como os maiores benefícios conquistados desde suas medidas de BPA. Para 14% foi a redução de erro dos dados, aumento da satisfação dos clientes e habilidade para enfrentar mudanças mais rapidamente ficaram com 9% cada.

Dos executivos brasileiros que responderam que ainda não investiram em ferramentas de BPA, 50% alegaram falta de tempo para conhecer as ferramentas, por se tratar de um grande projeto. Outros 36% acreditam que os processos manuais são suficientes e 9% ainda não encontraram a ferramenta adequada.

“À medida que as soluções de IA e o aprendizado de máquina avançam, elas continuarão a estender esta liderança. Portanto, os executivos devem testar seus processos manuais, otimizá-los e automatizá-los sempre que possível para não ficar para trás. Como em qualquer projeto que altera os processos de trabalho, eles devem envolver ativamente seus funcionários na mudança processo e não os perder pelo caminho. A automação só é bem-sucedida quando homem e máquina trabalham de mãos dadas”, adverte Andreas Bender, Vice-Presidente de Consultoria do OTRS Group.

https://itforum.com.br/noticias/brasil-lidera-automacao-de-processos/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço