Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil paralisa licença a autos da Argentina

São Paulo - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) colocou em licença não automática a liberação de guias de importação para veículos acabados, autopeças e pneus. A atitude do governo foi antecipada pelo DCI na edição de ontem, e foi tomada em retaliação ao governo da Argentina, que tem adotado barreiras para dificultar a entrada de produtos brasileiros no país.

A medida assustou o setor produtivo e o governo argentinos, já que o Brasil é o comprador de 85% do que é exportado pelo setor automotivo argentino. Como a Organização Mundial do Comércio (OMC) proíbe a imposição de licenças não automáticas a apenas uma origem, a medida vale para todos os mercados, inclusive o México, com o qual o Brasil possui um acordo no setor. O governo brasileiro, no entanto, fará a liberação das importações dos outros países de maneira acelerada e reterá os pedidos vindos da Argentina. De acordo com a OMC, o Brasil tem até 60 dias para permitir a entrada de produtos no País.

Ao mesmo tempo em que dá uma dura resposta à política argentina de impor barreiras a produtos brasileiros, o Brasil articula uma aproximação com seus outros parceiros de Mercosul.

A aprovação pelo Senado, na última quarta-feira, do aumento em três vezes do pagamento pelo uso de energia de Itaipu ao Paraguai é considerado por especialistas uma jogada política para aproximar os dois países, mas gera protestos dentro do setor produtivo brasileiro.

A Venezuela é o grande candidato a substituir a Argentina como maior parceiro comercial do Brasil no médio e longo prazo, segundo analistas. A presidente Dilma Rousseff tinha na agenda receber o presidente Hugo Chávez na semana passada, além de uma visita ao Paraguai no domingo; mas ambas foram canceladas por motivos médicos.

Fonte:|dci.com.br|

Exibições: 60

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço