Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil sediará fórum internacional de debates relativos ao setor têxtil

Fonte:|abit.org.br|

Será que é possível para as indústrias do setor têxtil e de confecção ser ética, sustentável e, ainda por cima, ter lucratividade em seu segmento? Este é o tema que norteará o maior fórum internacional relativo ao setor têxtil: a International Textile Manufacturers Federation (ITMF), que, pela terceira vez, acontece no Brasil. A primeira vez que o país sediou este evento foi em 1922 e, a segunda, em 1994.

A ITMF, que acontecerá de 17 a 19 de outubro deste ano, tem tamanha relevância para o setor que Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) a definiu como “um momento único onde os maiores players do setor mundial estarão juntos com as pequenas e micro empresas brasileiras, discutindo as perspectivas para os próximos anos”. “Temos uma indústria pujante e qualificada, que tem investido forte no desenvolvimento de sua produção e design. O Brasil é um País que tem na indústria têxtil um forte aliado para o crescimento econômico. E, neste sentido, poder realizar, mais uma vez, o ITMF em nosso País, ainda mais com o tema escolhido (Sustentabilidade, Ética e Lucratividade) serve para corroborar a importância que o Brasil tem mundialmente no setor têxtil e de confecções, além de promover a indústria nacional frente aos parceiros mundiais”, acrescentou Diniz Filho.
O Brasil é o sexto maior produtor têxtil do mundo, tendo faturado, em 2009, US$ 47 bilhões. São 30 mil empresas que representam 17,5% do PIB da indústria de transformação e cerca de 3,5% do PIB total brasileiro e que emprega diretamente mais de 1,7 milhão de trabalhadores e, aproximadamente, 8 milhões indiretamente e pelo efeito renda. No mundo, este setor movimentou US$ 612 bilhões no comércio internacional em 2008, simplesmente o quarto lugar entre os manufaturados. No entanto, o Brasil ainda está aquém de sua potencialidade como exportador, ficando com menos de 1% de participação no comércio mundial.
A conferência ITMF é uma etapa fundamental da evolução do setor têxtil, pois promove a integração de representantes mundiais de todos os elos da cadeia têxtil e de confecção. A previsão é de que cerca de 350 delegados de várias partes do Brasil e do mundo participem da edição 2010 da ITMF. Além do Brasil, já sediaram o evento países como Áustria, Egito, China, Bélgica, Índia, Finlândia, Turquia, Inglaterra e Canadá.
A ITMF é uma instituição que possui mais de 100 anos e dela fazem parte as principais associações têxteis de mais de 30 países. A cada ano, os temas mais relevantes do setor têxtil e de confecção são debatidos em uma reunião mundial em um dos países membros. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) é co-responsável pela realização e coordenação do evento em 2010, juntamente com a diretoria do ITMF. O encontro conta ainda com a parceria do Texbrasil, Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela ABIT em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), além de mais de 20 outros patrocinadores.

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço