Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasileiro conhece inflação, mas não sabe como lidar com a alta dos preços

Brasileiro conhece inflação, mas não sabe como lidar com a alta dos preços

Fonte Por InfoMoney

SÃO PAULO - A alta inflação, principalmente no preço dos alimentos e serviços, tem impactado diretamente no orçamento familiar dos brasileiros. Entretanto, 49% da população não sabe responder a pergunta de quanto fechou em 2012 a taxa acumulada de inflação no Brasil, segundo revelou um levantamento divulgado pela Serasa Experian nesta sexta-feira (31).

Além disso, 39% da população acharam falsa a afirmação de que em um país onde a inflação é alta, os preços não se alteram tanto com o tempo. De acordo com os economistas da Serasa, o brasileiro conhece o fenômeno da inflação, mas têm dificuldades em compreender e administrar seus recursos e dívidas quando os preços sobem.

Educação financeira

O indicador também apontou que quanto mais pessoas da família são envolvidas nas decisões financeiras, maior o nível de educação financeira do brasileiro. Por isso, a Serasa ressalta que para controlar o orçamento mensal, a principal dica é se reunir com os outros integrantes da casa e anotar todos os produtos e serviços consumidos no mês, desde as despesas com aluguel e combustível até os pequenos gastos com o pão de queijo e o cafezinho na padaria, para comparar com o mês seguinte. Com isso, é possível saber o que sofreu ou não reajuste de preço no período e acordar entre todos o que precisa ou não ser cortado.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, outro ponto importante é ficar atento aos gastos que incorporam juros, como o rotativo do cartão de crédito e novas compras parceladas, além do cheque especial. Isto porque, com a inflação subindo, a tendência é de alta na taxa básica de juros no crédito, que deve ser repassada ao consumidor.

Sobre a pesquisa

Para a criação do Indicador Serasa Experian de Educação Financeira foram entrevistadas – no primeiro trimestre de 2013 – 2.002 pessoas maiores de 16 anos de idade, em 142 cidades de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior. O índice analisou o brasileiro em três dimensões: o Conhecimento, a Atitude e o Comportamento no que se refere às finanças pessoais e familiares. O novo Indicador, que trabalha em uma escala de 0 a 10, apontou que a população brasileira tem uma educação financeira nota 6,0. Quanto maior o índice, maior o nível de educação financeira

Exibições: 72

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço