Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fonte:|.portugaltextil.com|

Para além do orgulho nacional e da valorização profissional dos jogadores, o Campeonato do Mundo de Futebol é também um momento importante para as marcas de desporto, sobretudo as que fornecem os equipamentos de desporto. Adidas, Nike e Puma são as três principais concorrentes ao título de “marca mais vendida”.

dummy
Campeonato das marcas – Parte 1

Quatro anos é muito tempo no futebol, mas o momento em que o capitão francês Zinedine Zidane cabeceou um defesa italiano na final do Campeonato do Mundo no Estádio Olímpico de Berlim permaneceu muito tempo na memória. A questão é: quantos fãs se lembram da marca da camisola que estava a usar?

A Itália ganhou o Campeonato de 2006, mas apenas após Zidane – que estava a usar uma camisola da Adidas – ter sido expulso por um ataque sem precedentes ao italiano Marco Materazzi, que estava a usar uma camisola da Puma.

Da mesma forma, agora que começou o Campeonato do Mundo, não são apenas as selecções que estão a lutar por uma oportunidade. Tal como levam nos ombros as esperanças de uma nação, os jogadores têm também o logótipo de uma marca de artigos de desporto bem conhecida no peito. Para além de kits para fãs, a exposição massiva do Campeonato do Mundo representa a oportunidade de lançar novas chuteiras, chapéus, lenços e até fatos.

Os directores de marketing dispõem de grandes orçamentos para as campanhas na televisão, imprensa e publicidades nos estádios durante o ano do Campeonato Mundial. Ao mesmo tempo, as frágeis economias na Europa irão agradecer todos os dias se a sua selecção nacional sobreviver no torneio e o factor bem-estar se mantiver.

Que a batalha comece
A Adidas é o patrocinador oficial, fornecedor e licenciado para o Campeonato, significando que a Nike e a Puma têm de colocar os seus logótipos de forma mais estratégica. As três têm muito a ganhar com o evento.

Christopher Svezia, analista de artigos de desporto do Susquehanna Financial Group, afirmou que «o Campeonato do Mundo é um evento desportivo extremamente competitivo e a Nike tem sido agressiva na tentativa de chegar à liderança no futebol. É difícil especificar quem serão os vencedores e os derrotados. Embora a Adidas seja o patrocinador oficial e, por isso, tenha muita exposição, a Nike vai também investir numa presença significativa».

Das 32 equipas que se qualificaram para a fase final, 12 têm equipamentos da Adidas, 10 da Nike, sete da Puma e as restantes de marcas como a Brooks, Umbro, Joma e Pirma. É provável que o campeonato traga um aumento nas vendas de kits para fãs destas marcas, assim como tempo de exposição prolongado na televisão.

Exibições: 78

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço