Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XV

Car sharing: uma alternativa sustentável e econômica do automóvel ( 31/08/2011)

 

 

31/8/2011

Car sharing: uma alternativa sustentável e econômica

Artigos / Entrevistas

 

FONTE:  http://newslog.com.br/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=...

Nota

?

0 votos

Solução estimula o uso consciente do automóvel.
Possuir um automóvel é quase que imprescindível atualmente, ainda mais nas grandes cidades brasileiras, que não contam com um transporte público adequado às necessidades da população. Entre os problemas que os motoristas enfrentam no Brasil estão o trânsito, as altas taxas e gastos que possuir um carro acarretam, além dos crescentes índices de poluição das cidades, que pioram com o uso dos automóveis.

Como então estimular o uso do carro de maneira que rentável para todos os lados? Para resolver essa questão e aliar o conforto dos carros à economia, empresas da Europa e dos Estados Unidos e até montadoras passaram a investir em um sistema conhecido mundialmente como car sharing ou compartilhamento de automóveis. A iniciativa está fazendo sucesso por lá e já atrai muitas pessoas interessadas em economizar, até quem já tem carro.

Além disso, cada veículo compartilhado tira entre 4 e 10 automóveis das ruas na Europa e até 23 nos Estados Unidos, o que ajuda também na questão ambiental. No Brasil esse tipo de serviço existe há dois anos em São Paulo mas ainda não é completamente conhecido da população. Como funciona: os carros ficam em estacionamentos 24 horas localizados em pontos estratégicos da cidade e, mediante reserva, podem ser retirados em qualquer momento pelo próprio cliente.

O pagamento pode ser mensal, de acordo com o plano escolhido, ou por hora, dependendo do modelo do veículo. O sistema não é indicado para quem precisa do carro por longos períodos, como para viagens, mas sim para quem utiliza o veículo para alguns compromissos, como uma reunião.

O sistema de car sharing é uma possibilidade mas há também outros meios de “escapar” do trânsito, ou de tentar melhorá-lo, como é o caso da carona solidária. Na Volkswagen, por exemplo, os funcionários podem fazer um cadastro em um site especial da montadora informando seu trajeto e horário. O sistema cruza os dados e oferece opções de caronas entre os colaboradores.

Soluções como estas podem transformar o trânsito dos centros urbanos e estimular o uso consciente do automóvel. Além disso, os carros retirados das grandes cidades ainda têm muito espaço nas pequenas!

 

Por Automotive Business - Jeannette Galbinski **

 

Qual a sua avaliação?

 

0 Comentários - Faça o seu comentário

Exibições: 80

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XV para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XV

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço