Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Características das fibras e filamentos que influenciam a afinidade das Gomas


Físicas:

A porosidade e o grau de lisura da superfície externa das fibras e filamentos, tem grande influência na atividade e poder de adesão das gomas. Se a fibra é relativamente áspera e sua conformação relativamente

retorcida, como no caso do algodão, lã, etc., a possibilidade de aderência da goma é bem maior, o que não acontece com a maioria dos filamentos, que têm geralmente a superfície muito lisa, com praticamente nenhuma porosidade, apresentando em corte transversal, um formato cilíndrico, sem qualquer torção.

Físico-Químicas:

As fibras naturais e artificiais de base celulósica, têm normalmente grande afinidade pela água, graças aos grupos hidroxílicos de sua estrutura molecular e são por isto, capazes de amarração por meio de hidrogênio com outras substâncias também hidrófilas. Daí a sua afinidade pelas gomas que utilizam a água como veículo. Já as fibras sintéticas à base de poliamidas, poliésteres e poliacrilonitrilas, etc., não apresentam, normalmente, nas suas estruturas moleculares quaisquer grupos ou radicais, que tenham afinidade pela água, daí a sua baixa higroscopicidade, e seu baixo poder de absorção de água, ou de soluções aquosas. Por esta razão, as gomas para estas fibras têm que se basear nas forças de atração entre a película de goma e fio, força esta de característica física, chamadas de Van der Waals e principalmente as gomas de base sintética que possuam grupamentos químicos que permitam afinidade entre elas e as moléculas dos conglomerados sintéticos que formam a fibra, como o álcool polivinílico, a resina de poliéster, etc

Fonte:

PESSANHA, D. R.; Tecnologia da Engomagem. Rio de Janeiro, SENAI – CETIQT, 1986.

Exibições: 221

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Comentário de Ricardo Alexandre do Nascimento em 19 julho 2010 às 8:41
Prezada Gilcilene,

Estou achando muito legal seus comentários e estudos sobre engomagem de fios. Temos algumas novidades nesta área, acredito que podemos conversar muito a respeito.
Ex: Goma com base acrílica de alta adesividade, extrema lisura e lubrificação.
A CLISOL PRODUCTS Estará na FEBRATEX em Blumenau de 10 a 13/08/10 no stand 53-a, juntamente com a TRILL QUÍMICA, te convido a nos visitar, teremos o prazer em recebê-la e trocarmos boas idéias.
Localização: Setor 1, Rua 1, stand 53-a.

Atenciosamente,

Ricardo Nascimento.
Comentário de min em 18 julho 2010 às 23:57
what you discuss here
Comentário de Lourival Fadiga em 18 julho 2010 às 23:10
Realmente não é simples engomar filamentos, especialmente se são "torção zero". Recomendo sempre que, caso vá utilizar fios de filamento contínuo, adquira esse substrato com ensimagem suficiente para se evitar ter que engomar. Ou melhor ainda, adquirir do produtor o material já engomado.
Desculpe se eu esteja agora fora da realidade, haja vista eu ter trabalhado ou feito consultoria na area de indigo.

Um abraço minha cara Gilcilene, aliás minha amiga no Textile Industry...

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço