Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Ceará lança projeto para fortalecer posição como produtor de moda

Fonte:|diariodonordeste.globo.com|

O Projeto 'Pólo Moda Ceará' tem lançamento nesta sexta-feira (25). O evento está sendo implantado com o objetivo de promover a competitividade e consolidar o Ceará como produtor de moda.

O projeto, que tem à frente o Sindicato da Indústria Têxtil do Estado do Ceará (Sinditêxtil), com o apoio técnico do Sebrae no Ceará, visa fortalecer e reposicionar a cadeia produtiva da moda cearense. As ações envolvem micro e pequenas empresas dos segmentos de moda íntima, moda praia, moda feminina, infanto-juvenil, aviamento, malharia e de beneficiamento de três regiões cearenses: Metropolitana de Fortaleza, Baixo Jaguaribe e Ibiapaba.

A implantação do pólo nasceu de uma demanda do setor têxtil e de confecção cearense, a partir de um plano de trabalho realizado pelo Sebrae a pedido do Sinditêxtil e voltado para a ampliação da base de atendimento às micro e pequenas empresas atuantes no ramo.

A partir daí teve início a mobilização, junto às lideranças locais, com o intuito de elaborar um projeto participativo, fundamentado na realidade dessas empresas.

As dificuldades enfrentadas pelas empresas foram mapeadas em eixos estratégicos, com foco na cultura da cooperação, tecnologia, inovação, gestão, maior participação no mercado e na busca de soluções do poder público para melhorar a competitividade do setor. O mapeamento deu origem a um conjunto de ações de capacitação, consultoria, prospecção de mercado, promoção comercial, encontros de negócios e apoio à promoção ou acesso a feiras e eventos, que deverão suprir as lacunas existentes nas áreas de gestão de uma pequena empresa produtora de moda.

Objetivo é aumentar o registro de casos de sucesso

Com a implantação do projeto, o objetivo é aumentar o registro de casos de sucesso relativos a boas práticas de gestão e associativismo, ampliar em 8% o volume financeiro de vendas das empresas até dezembro de 2010, e aumentar as exportações do setor, elevando em 5% o número de novas empresas no mercado internacional, a cada ano de realização do projeto.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), O Ceará já ocupa o quinto lugar no ranking do PIB Têxtil da moda brasileira, com 6,6% do mercado. O faturamento do Estado em 2008, foi de US$ 2,84 bilhões, resultado do trabalho de 1.980 empresas e 5.965 estabelecimentos, que empregam um total de 108.900 pessoas.

Exibições: 59

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço