Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Centro Tecnológico do Vestuário inicia curso de gestão em CG

FONTE: |msnoticias.com.br|

O CTV (Centro Tecnológico do Vestuário), que está localizado na Escola do Senai de Campo Grande, iniciou ontem à noite (13/07) e conclui na próxima sexta-feira (17/07), o curso de gestão de processo produtivo para 50 encarregados de produção de várias empresas do setor de confecção no município e região. De acordo com Rita de Cássia Galvan, coordenadora do CTV, o curso é ministrado pelo consultor Renato Pitz, proprietário da empresa paranaense Pitz Consultoria, que também realiza assessoria técnica na empresa República Universitária.

Ela destaca que o curso é gratuito para as empresas filiadas ao Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e tem duração de 16 horas-aulas. “O treinamento é voltado para os empresários, encarregados de produção, técnicos do quadro do Senai e outros profissionais”, informou, completando que Renato Pitz tem 25 anos de experiência no ramo têxtil e do vestuário em empresas conceituadas como Sulfabril, Hering e Dudalina.

Para a empresária Juliana Aparecida Fleury Aranda, da República Universitária e que também é diretora do Sindivest/MS, o curso vai destacar a produtividade na indústria do vestuário para torná-las mais competitivas. “Os participantes estão aprendendo sobre o desempenho do líder em vários estilos de comando dentro do processo de produção. Por isso, o Sindivest/MS, em parceria com o Senai e CTV, conseguiu trazer o consultor Renato Pitz para viabilizar esse treinamento”, destacou, pontuando que a entidade espera a demanda dos empresários do setor para a realização de outros cursos na área.

A gerente-interina da Escola do Senai de Campo Grande, Gilka Cristina Trevisan, reforça a importância da qualificação de mão-de-obra para o setor do vestuário e o papel da entidade nesse sentido. “Esse setor é um dos que mais cresce em Mato Grosso do Sul, onde já emprega 12 mil pessoas e conta com 450 indústrias. Ao contribuir com a realização de cursos como esse, o Senai coloca-se ao lado do Sindivest/MS no processo de capacitação dos trabalhadores para atender a demanda das indústrias”, disse.

O consultor Renato Pitz explica que a parte mais importante do curso é o contato dos encarregados de produção com o conhecimento técnico. “Nessas 16 horas de curso, eles vão entender como aplicar a teoria na prática”, ressaltou, informando que o conteúdo inclui análise e administração de tempos, como formação de tempos padrões, determinação de metas, dimensionamento de máquinas e pessoal e controle de produtividade.

Além disso, o curso ainda aborda o planejamento, a programação e o controle de produção por meio de conceitos, plano de produção, cálculo de consumo e controle de desperdícios, política de estoque de materiais e atribuições dos controles. “Também vamos abordar os métodos e processos industriais, destacando fatores relevantes na análise da produtividade, racionalização de métodos e processos operacionais, técnicas de análise de processos, técnicas de análise de fluxos e layout industrial, células de manufatura e linhas de produção”, declarou Renato Pitz.

O último módulo do curso trata da gestão de pessoas, com ênfase no trabalho em equipe, função do líder, estilos de liderança, técnicas de liderança e comunicação. “Após a conclusão do curso, os alunos estarão aptos para colocar na prática as técnicas de gestão de processo produtivo”, explicou o consultor.

Curso técnico

O Sindivest/MS e o Senai oferecem em Campo Grande e Três Lagoas o curso de técnico do vestuário voltado para a produção industrial. O curso vai capacitar profissionais para atuar na criação e desenvolvimento de coleções, preparação de modelagem, corte e união das partes componentes das roupas, programação, execução da produção, controle de qualidade e processo de industrialização.

Ao todo são 70 vagas - 35 para Campo Grande e 35 para Três Lagoas – e os interessados têm até o dia 31 de julho para fazer as inscrições nas agências dos Correios ou até o dia 5 de agosto para se inscrever pelo site da Fiems (www.fiems.org.br) ao custo de R$ 20,00.

O processo seletivo será realizado no dia 16 de agosto, a partir das 8h30, nas unidades do Senai em Campo Grande e Três Lagoas, sendo que a lista de aprovados será afixadas nos murais das duas unidades operacionais e divulgada na Internet no dia 18 de agosto com a matricula programada para os dias 2, 3 e 4 de setembro no caso dos candidatos aprovados em primeira chamada e nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro para os aprovados em segunda chamada.

Com início no dia 14 de setembro, o curso terá 18 meses de duração e carga horária de 1.370 horas - 380 horas para modelista e desenhista de vestuário, 760 horas para costureiro industrial e 1.140 horas para gestor de processos de vestuário. Segundo a empresária Juliana Aranda, um dos gargalos da indústria do vestuário em Mato Grosso do Sul é a falta de mão-de-obra qualificada. “Com essa iniciativa do Sindivest/MS e Senai, estamos dando o primeiro passo para resolver esse problema. Ao oferecer cursos técnicos no setor, o Estado se tornará ainda mais atrativo para novos empreendimentos”, declarou.

Exibições: 47

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço