O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece, em Belo Horizonte, cursos gratuitos na área de confecção e moda, corte e costura. Além disso, a entidade tem um centro de desenvolvimento tecnológico para vestuários, o Modatec. Na oferta de qualificação no setor, instituições de ensino superior também contam com graduação na área.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil, Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no fluxo de produção em moda. No ano passado, movimentou quase R$ 13 milhões e, atualmente, emprega 112 mil pessoas. Segundo o diretor do Senai Modatec, Jorge Peixoto, o setor exige uma mão de obra qualificada. “Hoje não é só uma costureira, ela tem que ter conhecimento de modelagem”, afirma.
Mas, o mercado que, no passado, foi exclusivamente das mulheres, agora, atrai os homens. O estudante Marcos da Silva deixou a profissão de representante comercial e pretende criar o próprio negócio. “Meu projeto é montar uma facção e gerenciar. Por isso, entrei no curso pra ter o conhecimento , a prática e entrar no mercado de trabalho”, explica.
Já a Una oferece curso de graduação em moda, que tem duração de três anos e meio. Segundo a instituição, 90% dos alunos já saem empregados. O coordenador do curso, Júlio Peixoto, acredita na diversidade das áreas de atuação. “Ele [o aluno] sai normalmente preparado para a parte criativa, como designer, desenhista de moda”, afirma.
Mais informações sobre os cursos de qualificação do Senai Modatec estão disponíveis no site da entidade ou pelo telefone (31) 3482-5611. Para o curso de graduação tecnológica, acesse o site da Una ou ligue para o telefone (31) 3236-2369
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/11/centros-de-ensino-...
Comentar
Porque só no senai de belo horizonte?...Eu pergunto porque, por exemplo não poderia ser extencivo em todos os senai,...Este curso já existe em campinas?...
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI