Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

China: Economia do país cresceu quase 7% em 2015, diz premiê

Pequim, 16/01/2016 - O premiê da China, Li Keqiang, afirmou que a economia do país cresceu quase 7% no ano passado, com o emprego e a renda das famílias se mantendo, apesar da demanda doméstica e global mais fraca. Os comentários de Li, feitos neste sábado, no lançamento do Banco Asiático de Infraestrutura (AIIB), sugerem que a economia chinesa está se desacelerando, mas permitem ao governo dizer que atingiu a meta de crescimento de cerca de 7% para 2015.
O governo deve divulgar os dados oficiais para o quarto trimestre e o ano de 2015 na semana que vem. Um ritmo de 7% ou menos seria o mais fraco crescimento anual para a China em um quarto de século. "Nosso PIB anual cresceu cerca de 7% ou, em outras palavras, quase 7%," disse Li a um grupo de delegados estrangeiros e chineses do AIIB em uma casa de hospedagem estatal em Pequim.

Li assinalou que, dada a sua grande dimensão, em termos absolutos, a economia chinesa cresceu mais em 2015 do que no ano anterior, e ainda é uma das que tem crescimento maior entre as principais economias do mundo. A economia chinesa representa em torno de US$ 10 trilhões, e a taxa de crescimento anual da China em 2014 foi de 7,3%. O premiê disse ainda que a China gerou emprego "suficiente" em 2015, expandindo-se a uma margem mais ampla do que a esperada. A China ultrapassou a meta de criar 10 milhões de empregos urbanos, segundo dados do governo.

Para muitos economistas e analistas, entretanto, a economia da China parece estar se desacelerando mais rapidamente do que o governo admite, sob o peso de endividamento, excesso de capacidade industrial e um mercado imobiliário saturado. Como as estatísticas oficiais têm flutuado, dúvidas foram levantadas sobre a sua confiabilidade. Quedas recorrentes nos mercados de ações da China e as tentativas fracassadas de impulsioná-los têm despertado mais questionamentos sobre a capacidade do governo de administrar a economia.

O premiê disse que a China enfrentou um ambiente econômico difícil em casa e no exterior. "No entanto, a China é resiliente", assinalou. A força de trabalho de 900 milhões de pessoas, incluindo cerca de 150 milhões de profissionais qualificados, continuará ajudando a mudar a economia de "sustentada em recursos naturais para sustentada em recursos humanos", em busca de uma taxa média-alta de crescimento, acrescentou. Progressos já estão sendo feitos em reestruturação, segundo Li, com os serviços agora representando metade da economia e o consumo contribuindo com quase 60% do crescimento econômico. A economia chinesa tradicionalmente dependia de investimento e exportações. Fonte: Dow Jones Newswires.



Exibições: 68

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 17 janeiro 2016 às 8:13

O PIB da China em torno 7,8 trilhões de dolares, o que possamos dizer, que é  aproximadamente  30 trihões de reais.  7% de crescimentos equivale  em cima de 30 trihões de reais,  representa 2,20 trilhões de reais de acrescimo  no pib do anos de 2015.

isto representa um valor aproximado  da carga tributária total do Brasil. que ficou por volta 1,7 trilhoes R$.  COMO A ECONOMIA BRASILEIRA É FLÁCIDA!!!!!

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço