Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

CNI e Sebrae lançam chamada para aperfeiçoar ambientes de inovação

Cada ambiente promotor de inovação selecionado receberá apoio financeiro de R$ 50 mil. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de março.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae) lançam, nesta segunda-feira (27), chamada pública para qualificar dez ambientes promotores de inovação, no âmbito do Programa de Internacionalização CNI-Sebrae. Cada projeto selecionado receberá apoio financeiro de R$ 50 mil. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de março pelo site do programa.

Pelas regras previstas no edital, os ambientes de inovação precisam ter sede no Brasil e deverão mapear e cadastrar tecnologias por meio do atendimento a startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), públicas ou privadas. Tudo isso com objetivo de consolidar o que há de mais disruptivo no país e promover sua inserção em plataforma internacional de gestão da inovação.


“O apoio ao mapeamento de tecnologias disruptivas brasileiras permitirá a inserção e a visibilidade internacional do país. Mostrar para o mundo o Brasil como um país inovador é prioridade tanto para a CNI, bem como para a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI)”, destaca a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio. 


Afinal, o que são ambientes promotores da inovação?

Espaços propícios à inovação e ao empreendedorismo, que constituem ambientes característicos da economia baseada no conhecimento. Os ambientes são responsáveis por realizar a articulação entre empresas, diferentes níveis de governo, instituições científicas, tecnológicas e de inovação, agências de fomento ou organizações da sociedade civil. 

Um trabalho que pode envolver tanto os “ecossistemas de inovação” quanto os “mecanismos de geração de empreendimentos”. Vamos entender a diferença entre eles: 

- Ecossistemas de inovação: agregam infraestrutura e arranjos institucionais e culturais, que atraem empreendedores e recursos financeiros. Além de potencializar o desenvolvimento da sociedade do conhecimento e compreendem, entre outros, parques científicos e tecnológicos, cidades inteligentes, distritos de inovação e polos tecnológicos.

- Mecanismos de geração de empreendimentos: promotores de empreendimentos inovadores e de apoio ao desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica, que envolvem negócios inovadores, baseados em diferenciais tecnológicos e buscam a solução de problemas ou desafios sociais e ambientais.

Convênio entre a CNI e o Sebrae

CNI e Sebrae firmaram convênio que prevê cooperação técnica e financeira, com o objetivo de mobilizar, ampliar e facilitar o acesso de pequenas, médias e grandes empresas brasileiras à ecossistemas internacionais de inovação de referência. Durante os três anos de vigência do convênio, estão previstas seis chamadas públicas nacionais para seleção e engajamento dos públicos. 


“O Sebrae compreende que é fundamental apoiar o desenvolvimento e a difusão de soluções inovadoras para aumentar a competitividade e a produtividade da nossa economia. E isso passa, necessariamente, por levar a inovação aos pequenos negócios, que representam 99% de todas as empresas brasileiras”, comenta o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.


“Por isso, somos parceiros de iniciativas que apoiem o desenvolvimento dos ambientes de inovação, como a ação com a CNI e MEI”, complementa.

Uma primeira chamada, lançada em 25 de novembro de 2022, foi direcionada à startups com atuação no território nacional. Consistiu na realização do Programa de Internacionalização CNI-SEBRAE – Edição EUA 2022/2023, com o objetivo de selecionar e qualificar startups por meio de capacitação virtual, com foco em internacionalização para o mercado norte-americano. 

Os representantes das startups selecionadas vão participar, inicialmente, de uma capacitação virtual de um mês, com encontros semanais. Ao fim da primeira etapa, sete startups serão selecionadas para participar, entre junho e julho de 2023, de um programa de residência presencial de 10 dias, intitulado “Land-to-Launch”, que acontecerá em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Por: Camila Vidal

Ilustração: Juliana Bezerra

Da Agência de Notícias da Indústria

https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecno...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 15

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço