Sistema do Android enviou mensagem falsa na madrugada desta sexta-feira (14) para moradores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram surpreendidos na madrugada desta sexta-feira (14) por um alerta falso de terremoto no mar. O alerta, emitido pelo sistema de alertas do Android, do Google, afirmava que um evento de magnitude 5,5 havia ocorrido próximo à região de Ubatuba, em São Paulo.
Organizações confirmaram ainda durante a madrugada que o alerta não era verídico. A Defesa Civil do Estado de São Paulo, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) apontaram que nenhum tremor foi registrado.
O sistema de alertas de terremoto é um recurso nativo do Android criado para enviar alertas aos usuários segundos antes de um incidente. De acordo com o Google, a tecnologia transforma os dispositivos Android em “minissismógrafos”, formando “a maior rede móvel de detecção de terremotos do mundo”.
O sistema utiliza os acelerômetros dos próprios celulares Android para detectar vibrações no ambiente. Quando um telefone identifica um possível tremor, ele envia um sinal com a localização aproximada para um servidor central, que combina dados de vários dispositivos para confirmar o evento.
Essa tecnologia utiliza os mais de dois bilhões de smartphones Android existentes no mundo para identificar e alertar usuários de áreas afetadas. O sistema também traz recomendações de segurança, como verificar saídas de gás após tremores para evitar acidentes mais graves.
Nos estados da Califórnia, Washington e Oregon, nos Estados Unidos, a abordagem é diferente: o Google mantém uma parceria com o ShakeAlert, sistema operado pelo serviço geológico do governo norte-americano.
Por volta das 02h10 da madrugada desta sexta-feira, usuários do Android de regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais receberam uma notificação de alerta de terremoto. A mensagem apontava que “podem ter ocorridos tremores no seu local” e que a “estimativa inicial” de uma magnitude de 5,5. Além da notificação, o sistema levava o usuário para uma página com recomendações de segurança para lidar com um evento.
Em nota enviada ao IT Forum, o Google informou que o Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ainda segundo a empresa, o recursos não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial.
“Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas”, informa a nota.
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI