Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como melhorar a gestão escolar: conheça 5 soluções do SESI!

Por meio do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE), instituições avançam na criação de estratégias e melhoram o ensino e aprendizagem dos estudantes. Confira!

Para ilustrar como o Programa SESI de Gestão Escolar é aplicado na prática, a Agência de Notícias conversou com representantes dessas escolas para descobrir as iniciativas que implementaram e os resultados alcançados
Para ilustrar como o Programa SESI de Gestão Escolar é aplicado na prática, a Agência de Notícias conversou com representantes dessas escolas para descobrir as iniciativas que implementaram e os resultados alcançados

O que já era bom, ficou ainda melhor! Com a implementação do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE), as escolas do Serviço Social da Industria (SESI) tiveram avanços significativos na melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes. A metodologia, que passou a ser conduzida pelo Centro SESI de Formação em Educação em 2022, já conta com 107 unidades de ensino participantes. 


“O PSGE tem impacto positivo na educação de todos os envolvidos. Para os estudantes, o programa oferece uma educação de maior qualidade e um ambiente mais seguro e acolhedor. Para os familiares, proporciona confiança e engajamento, promovendo uma parceria mais forte com a escola. E para a comunidade escolar em geral, cria uma cultura de colaboração e desenvolvimento integral, fortalecendo as relações e gerando benefícios para toda a sociedade", destaca o diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi.


Para ilustrar como o Programa SESI de Gestão Escolar é aplicado na prática, a Agência de Notícias conversou com representantes de unidades que passarão por esse processo também para descobrir as iniciativas que implementaram e os resultados alcançados nas cinco áreas do programa:

  • Liderança e planejamento pedagógico;
  • Gestão administrativa e financeira;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Relacionamento com alunos, pais e comunidade; e
  • Gestão de resultados.

A gerente do Centro SESI de Formação em Educação, Kátia Marangon, reforça ainda que o programa se alinha com as necessidades de um mundo em constante transformação, a partir de uma gestão escolar inovadora e adaptável. "Ao focar no desenvolvimento contínuo dos gestores e educadores, o programa contribui para a construção de um ambiente educacional dinâmico, que prepara os estudantes para os desafios do futuro e envolve toda a comunidade em um processo de aprendizado coletivo e sustentável”, complementa Kátia.  

A seguir, confira soluções desenvolvidas no PSGE: 

Como melhorar a gestão escolar: conheça 5 soluções do SESI!

Tudo começa pelo planejamento 

Enquanto a liderança influencia a qualidade do ensino e da administração da instituição, o planejamento traça metas e objetivos para garantir e aprimorar a aprendizagem dos estudantes e não só isso, um bom planejamento é capaz de transformar toda a rotina escolar. 

No SESI de Jundiaí (GO), a gerente da unidade, Mariana Martins, usa um método bem antigo, mas que foi adaptado com a implementação do PSGE, o Plan-Do-Check-Act (PDCA). A metodologia de gestão consiste em quatro etapas: planejar, fazer, verificar e agir.  

Conciliando com a metodologia SESI, a escola inicia um planejamento estratégico, estabelecendo metas claras e indicadores alinhados às necessidades da unidade; realiza um acompanhamento efetivo de métricas de avaliação dentro de uma régua de proficiência nacional; aplica avaliações de desempenho; e, por fim, cria estratégias para melhorar o desempenho escolar. 

“O Programa SESI de Gestão Escolar transformou, principalmente, a cultura, pois integrou inovação à gestão administrativa e pedagógica”, declara Mariana. 

Agora, vamos às finanças 

Outra área do PSGE é a Gestão Administrativa e Financeira. Esse ponto do programa, basicamente, é fundamental para otimizar os processos administrativos e garantir a sustentabilidade econômica da escola. Daqui partem os recursos para comprar equipamentos, realizar reformas, investir em novas tecnologias e por aí vai. 


“A implementação do PSGE trouxe muitos benefícios para a forma como gerimos a parte administrativa e financeira da escola. Por meio dele, conseguimos organizar melhor nossos processos, economizar recursos e planejar com mais segurança”, detalha Marcel Giordano Jeffery, diretor do SESI Campo Grande (MS). 


O diretor destaca duas estratégias que ajudaram a direcionar melhor os recursos da escola. Eles passaram a usar ferramentas digitais para automatizar tarefas, o que economizou tempo e diminuiu erros no dia a dia. Além disso, começaram a ser mais transparentes. Por meio de relatórios, a escola apresenta aos pais, alunos e parceiros como o dinheiro é usado, o que aumentou a confiança e engajamento entre todos. 

Como melhorar a gestão escolar: conheça 5 soluções do SESI!

Desenvolvimento profissional em foco 

O desenvolvimento profissional pode ser alcançado por meio de cursos, formações acadêmicas, leituras, entre outros. No SESI Isolina Ruttmann (RO), os docentes contam com inúmeras possibilidades de crescimento: 

  • Avaliação Individual do Docente: os professores preenchem, anualmente, um formulário padrão. Após análise, são apontadas melhorias no processo de ensino. 

  • Núcleo de Formação Docente e Mentoria: nesse núcleo, os professores mais experientes e reconhecidos de cada Departamento Regional são capacitados para realizar mentorias em seus estados, tornando-se responsáveis pela multiplicação. 

  • Treinamento Interno dos Professores: o treinamento contínuo promove um ambiente de aprendizado colaborativo, onde os docentes podem compartilhar experiências e melhores práticas. Isso não só enriquece o conhecimento individual, mas também fortalece a comunidade escolar como um todo, garantindo que todos os alunos tenham acesso às melhores oportunidades de aprendizado. 

  • Universidade Corporativa SESI/SENAI: esta plataforma online de formação continuada tem como meta principal capacitar gestores e professores das instituições educacionais do SESI para uma nova era de constante transformação e maior conectividade. 

  • PROFS: Programa de Formação de Professores é uma plataforma de cursos on-line, com e sem tutoria, que promove a disseminação de conteúdos com novas abordagens e reflexões, além de contar com material prático que auxilia na ampliação do repertório didático. 

Segundo Silvio Henrique Lattaro, gerente de unidade operacional, o investimento no desenvolvimento profissional dos docentes impacta na aprendizagem dos estudantes, aprimora novas práticas de ensino, como traz satisfação pessoal para os profissionais. Ou seja, melhora o ambiente escolar em todas as áreas. 

“O desenvolvimento profissional é essencial para a satisfação pessoal e melhoria profissional do indivíduo, para que ele se mantenha atualizado com novos processos, tecnologias e conhecimentos e sinta-se mais preparado para lidar com os desafios diários em sala de aula”, conclui. 

Relacionamento alunos, pais e comunidade 

Um bom relacionamento entre a comunidade escolar – pais, estudantes, professores, diretores - é fundamental para o sucesso da gestão escolar e o PSGE também priorizou essa área no programa. Isso porque criar um vínculo entre família e escola permite não apenas a troca de informações formais, vai muito além disso, estabelece uma colaboração e apoio mútuo, que colabora para o bom desenvolvimento dos alunos. 

No SESI Ibura (PE) para aproximar a família da escola foi criada uma comissão de pais com reuniões mensais. Nesses encontros, os pais e um representante por turma levam questões e sugestões para que juntos consigam construir estratégias de melhorias para a unidade. 


“O PSGE trouxe ferramentas para a nossa gestão de acompanhamento do desempenho escolar com uma atuação pautada em dados e evidências que nos permite saber onde estamos e para aonde queremos que os nossos estudantes cheguem”, explica Maria Claudinéia Gomes, gerente de educação do SESI Ibura. 


A unidade também incentiva a utilização do Portal do Aluno como canal de comunicação, mas tem uma maneira ainda mais prática e que cabe na palma da mão: o Meu eduCONNECT. O aplicativo, além de oferecer uma comunicação mais rápida com as escolas, todas as informações disponíveis no Portal do Aluno podem ser acessadas rapidinho por smartphones. 

Gestão de Resultados 

A última área do PGSE é a Gestão de Resultados. De forma bem simples, as escolas utilizam indicadores de desempenho como base para traçar estratégias que melhorem o processo de ensino e aprendizagem. 

No SESI Dourados (MS) eles acompanham o desempenho dos estudantes por meio do Avalia SESI. O sistema analisa as habilidades dos estudantes em cada área do conhecimento e acompanha as dificuldades e avanços dos alunos em dois períodos do ano, no primeiro e segundo semestre. 


“Com a aplicação do Avalia SESI observamos uma melhoria significante na aprendizagem e os pais conseguiram visualizar esse progresso, pois facilita a identificação de lacunas no ensino dos estudantes e possibilita a criação de ações para recuperar”, ressalta Rose Liston, diretora do SESI Dourados. 


Caso o estudante não consiga atingir as habilidades e competências, a escola realiza um trabalho interno com os professores para que sejam realizadas novas atividades e ações que ajudem o aluno a progredir na próxima avaliação e, consequentemente, em sua aprendizagem. 

Acompanhe os próximos passos do programa na Agência de Notícias da Indústria!  

Como melhorar a gestão escolar: conheça 5 soluções do SESI!

Exibições: 9

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço