Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como reduzir gastos com viagens na empresa?

Mala de viagem

 

 

Tecnologia e otimização do tempo do viajante podem ajudar na economia

 

Como reduzir gastos com viagens na minha empresa?
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças

 

Uma das preocupações de uma pequena e média empresa, que busca crescimento e expansão de seu mercado, é o gasto com viagens. Nem sempre o cliente arca com essas despesas. E, quando falamos em viagens de prospecção, aí sim o gasto é integralmente da empresa.

Uma das maneiras de reduzir esse gasto é efetivamente tentando não viajar. Mas como? Algumas apresentações podem ser feitas via telefone ou mesmo Skype. Caso haja a necessidade de ver e tocar um produto, deve-se enviar uma amostra pelo correio ou serviço de entrega antecipadamente.

Apesar de toda a tecnologia disponível, existe a possibilidade de que o cliente faça questão da presença física de um representante da empresa para fechar o negócio. Nestes casos, o ideal é buscar a solução menos custosa. Uma alternativa é reduzir ao máximo o grupo que se deslocará até o destino em questão, minimizando os gastos com passagens, hospedagem, refeições e deslocamentos.

Outra possibilidade é viajar em horários alternativos e fora de períodos de férias e feriados, quando a procura e os preços são menores. Ficar em hotéis mais modestos e que sejam mais próximos da localidade onde acontecerá o trabalho ou a reunião também é uma boa opção.

Uma estratégia interessante é tentar otimizar a ida do viajante a um determinado destino, concentrando o maior volume possível de atividades em um mesmo período e aproveitando a ocasião para prospectar novos clientes. Assim, os gastos acabam sendo diluídos.

 

 

FONTE: http://exame.abril.com.br/pme/dicas-de-especialista/noticias/como-r...

Exibições: 36

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço