Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Competitividade é Foco de Palestra - Oscar Rache

 Disseminar aos empresários uma visão da indústria/ comércio no que tange as estratégias e desafios necessários para ampliar a competitividade nos negócios no país. Este é o objetivo da palestra “Defesa de interesses e competitividade: o papel das entidades de representação”, realizada no final da tarde de quarta-feira,19, durante Amazontech 2011. 

O evento é uma realização do Sistema FIETO- Federação das Indústrias do Estado do Tocantins em parceria com o Sistema FECOMERCIO- Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Tocantins e CNI- Confederação Nacional da Indústria.

A palestra, ministrada por Oscar Augusto Rache Ferreira, presidente do Conselho de Administração na indústria Fiação e Tecelagem São José S/A, faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo- PDA. A troca de experiências foi feita ainda através da sensibilização de empresários e líderes sindicais para as ações do PDA.

Representando o presidente do Sistema FIETO e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/TO, Roberto Pires, o vice- presidente da FIETO, Emilson Vieira destacou a importância da presença de empresários, líderes e futuros líderes sindicais na palestra. Segundo ele, o evento faz com que os empresários percebam a importância das entidades de representação no mercado global e competitividade através da inovação.

“É importante que a Federação das Indústrias e os sindicatos promovam reuniões e eventos a fim de divulgar cada vez mais o trabalho exercido em prol do segmento classista industrial. Este tipo de evento dá aos empresários a oportunidade de disseminar essas práticas e novas culturas. Precisamos regimentar mais os empresários para que discussões como esta sejam ampliadas com vistas às conquistas que temos nos debates dos assuntos que afligem a indústria”, disse Vieira.

Hugo de Carvalho, presidente do Sistema FECOMERCIO, afirmou durante evento que a instituição trabalha com os presidentes dos sindicatos e empresários para que possam ser pró- ativos. De acordo com Carvalho, os empresários são estimulados a se integrarem ao Sistema. “Eles [os sindicalistas e empresários] são também estimulados a produzirem mais e alavancar a renda através da inovação nos mais diversos setores.”

Competitividade

Durante palestra, Oscar Augusto Rache mostrou que para competir é fundamental o papel das entidades de representação. Líderes sindicais foram orientados ainda a buscar novas formas de atuação e os empresários foram motivados a buscarem os sindicatos e a inovar.

“Competitividade é cada vez mais importante para o Brasil e, sobretudo, para as pequenas e médias empresas. O mundo mudou na segunda metade do século XXI, as comunicações são ágeis e as formas de pensar em competir são outras. Isso é um fato importante para que as empresas brasileiras sejam competitivas, porque se isso não acontecer outras empresas de fora ocuparão o nosso mercado”, esclareceu Rache ressaltando ainda a crise econômica mundial. Segundo ele, “os empresários precisam aproveitar que esta [a crise] não chegou no nosso país. Se não forem competitivos, serão ‘engolidos’ pelas grandes multinacionais que vierem a se instalar aqui”, mostrou. (Da assessoria)

Fonte:|http://www.jornalstylo.com.br/noticia.php?l=2ee53ca24fc05928efea9fb...

Exibições: 198

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço