Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Concorrência chinesa inibe investimentos na indústria têxtil, diz Abit

O setor têxtil e de confecções teve um primeiro semestre “muito ruim”, e essa situação não deve se reverter no curto prazo, segundo Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit).   

Para Diniz, o principal problema do setor é a concorrência com o produto da China. Segundo um levantamento da Abit, as importações de roupas chinesas cresceram 40% nos seis primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com ele, a China oferece 27 subsídios para a produção têxtil. “O nosso maior ativo é o nosso mercado interno. Estamos sendo ingênuos e entregando para fora.”

Este cenário tem inibido novos investimentos por parte dos empresários do setor, segundo Diniz, que também é presidente da fabricante têxtil Cedro Cachoeira , de Minas Gerais. “O empresário é racional, não vai investir num ambiente desfavorável para o seu produto”, disse.

Para mudar esse comportamento, Diniz afirmou que é preciso uma drástica diminuição do custo de produção no Brasil. Segundo ele, são necessárias reformas tributária, trabalhista, melhoria da infraestrutura e barateamento de transporte e energia.

O presidente da Abit prevê uma melhora do desempenho do setor têxtil no segundo semestre, em função da sazonalidade e da maturação de medidas como desoneração da folha de pagamento, queda dos juros e câmbio em um patamar “um pouco mais confortável”, avalia o executivo.

No segundo trimestre deste ano, houve queda de 5,3% no PIB da indústria de transformação em relação ao primeiro. Os dados foram divulgados na manhã de hoje pelo IBGE.

FONTE: VALOR

Exibições: 150

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Emílio em 6 setembro 2012 às 14:20

Infelizmente estamos dispensando mais 20 colaboradores até o fim do mês de setembro, e todos os investimentos em equipamentos estão cancelados. Não estamos mais fornecendo para nosso clientes ,pois estão exclusivamente importando as peças prontas. É muito falatório e nem uma solução.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço