Página do livro referente à 5ª edição do Moda Inclusiva, com croquis de Amanda Roberta Ferreira. |
O Brasil atualmente tem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, cerca de 24% de todos os brasileiros, segundo o censo de 2010 do IBGE. É muita gente! Por que, então, a indústria da moda ainda não contempla esse enorme mercado, produzindo peças apenas para corpos ditos "perfeitos" e sem nenhuma empecilho de movimento?
O concurso Moda Inclusiva, iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, nasceu com o intuito de alertar para essa realidade. O projeto quer estimular jovens designers a desenvolverem peças contemplando essas pessoas e suas particularidades, mas com apelo de moda. Roupas que embelezem, que comuniquem mas que, ao mesmo tempo, facilitem a vida são o intuito desse concurso, que, em 2014, está em sua 6ª edição.
A Tendere tem a honra de agora ser apoiadora do concurso Moda Inclusiva. É uma iniciativa, afinal, que tem tudo a ver com a gente: produzir moda com informação e qualidade para todos, e ao mesmo tempo formar um mercado viável, sustentável e produzido no Brasil.
O CONCURSO
O Moda Inclusiva tem duas frentes. A primeira é a internacional. Para participar, é preciso que estudantes ou profissionais formados na área de Moda se inscrevam até dia 20 de maio segundo o regulamento. Após essa etapa, 20 trabalhos serão selecionados e receberão ajuda de custo para produzir efetivamente as peças.
Já a etapa estadual, que também tem inscrições até o dia 20 de maio, será realizado nas cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília, Sorocaba e Campinas. O selecionado nessa etapa vai ser diretamente escalado para participar da etapa internacional do Moda Inclusiva. Mais informações, consulte o regulamento.
*Descrição da imagem*
Em fundo bege os dizeres “Concurso de Moda Inclusiva” em letra marrom.
Logo ao lado em um círculo amarelo, no canto superior direito a palavra “Inscreva-se” aparece em letra verde.
Abaixo Sequência em zigue-zague de composição de círculos e flores coloridas ladeados por símbolos de acesso das pessoas com deficiências visual, física e auditiva.
Abaixo as chamada “Participe do Concurso que premiará os melhores Projetos de Moda para Pessoas com Deficiência.” E “Inscrições até 20 de Maio e o site do projeto http://modainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/”.
Ao lado as informações “ Ribeirão Preto – 26 de Maio, São José do Rio Preto – 27 de Maio, Marília – 29 de Maio, Sorocaba – 04 Junho, Campinas 06 de Junho e 6º Concurso de Moda Inclusiva São Paulo – 15 de Agosto”
Dividindo a imagem, linha pontilhada separa as informações do cartaz dos logos dos parceiros que são:
Concelho Estadual para assuntos das Pessoas com Deficiência, Moda faculdade Moura Lacerda de Ribeirão Preto, Prefeitura de São José do Rio Preto Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, Fundo Social de Solidariedade de São José do Rio Preto, Moda UNIRP Centro Universitário de Rio Preto, Prefeitura de Marília, Grupo de ensino FAEF-FAIP, Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, ESAMC, Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
No final da imagem bandeira do Estado de São Paulo à esquerda e o logo da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência ao lado direito.
*Fim da Imagem*
Leia o post no blog: http://tendere.blogspot.com.br/2014/04/concurso-moda-inclusiva.html ;
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por
Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!
Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI