Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Contribuinte pode doar parte do Imposto de Renda para projetos sociais

Contribuinte pode doar parte do Imposto de Renda para projetos sociais

Por: Agencia de Notícias da pref. Mun. de Curitiba
Faltando pouco mais de duas semanas para o prazo final da entrega da Declaração do Imposto de Renda para pessoas físicas (30 de abril), o contribuinte que ainda não preencheu as informações para a Receita Federal ainda pode destinar parte do imposto de renda devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA). O limite de doação é de até 3% do imposto devido.

Os valores destinados ao FMCA são administrados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba), que atua como entidade fiscalizadora e garante que os recursos cheguem a projetos de instituições idôneas e que prestam um atendimento importante ao público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social.

“O imposto de renda devido é um valor que já seria repassado para a Receita Federal. Ao optar por preencher o modelo completo da declaração e destinar esta quantia ao FMCA, a pessoa garante que o recurso fique no município e ainda ajude no desenvolvimento de quem mais precisa”, afirma a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet.

Segundo ela, muitos contribuintes deixam de fazer esse repasse por falta de informação. “Não há risco maior de cair na malha fina por destinar parte do importo de renda ao FMCA. Na verdade, se tudo estiver preenchido de maneira correta, a chance é zero. Além disso, como os recursos são administrados por um conselho de direitos formado por representantes da sociedade civil e do governo municipal, o contribuinte pode ficar tranquilo sobre a destinação dos recursos”, diz Marcia.

De acordo com estimativa da Receita Federal, os curitibanos podem destinar até R$ 108 milhões para os projetos sociais sem gastar um centavo a mais além do devido para o Leão.

 

Passo a passo para a doação:

- Optar pelo preenchimento da declaração no modelo completo;

- Após o término do preenchimento clicar em “Resumo da Declaração” > “Cálculo do Imposto” e informar quanto será o seu Imposto Devido. Atenção: você pode destinar até 3% deste valor;

- No link “Resumo da Declaração” > “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e logo depois em “Novo”;

- Escolha pelo fundo MUNICIPAL para fazer a destinação do seu imposto;

- Insira o estado UF (PR-Paraná) e nome do município (Curitiba);

- Fique atento ao item “Valor disponível para doação” para saber qual é a quantia máxima da sua destinação. O valor é calculado pelo sistema de maneira automática;

- Opte pelo valor da sua destinação;

- Clique (na barra lateral) em “imprimir”;

- No item “Doações Diretamente na Declaração – ECA” você poderá imprimir ou salvar o DARF em seu computador. O contribuinte tem até o dia 30/04/2015 para efetuar o pagamento do DARF.

Exibições: 59

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de petrúcio josé rodrigues em 3 novembro 2015 às 14:01

Companheiros,

ai está uma notícia clássica porém racional.

O caso das domésticas o Governo Continua testificando de incapacidade e incompetência. este sistema utilizado no momento, é dezenas de vezes menos complicado que o soft do Imposto de Rendas, testado e aprovado, sem restrições.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço