Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Controle de qualidade é barreira eficiente contra os importados

* escrito por Fábio Campos Fatalla, engenheiro e diretor da Interface Engenharia Aduaneira

O Governo Federal vem cedendo a pressões para efetuar alterações na margem de preferência de compras governamentais. A indústria nacional clama por ações contra a enxurrada de importados e a concorrência externa desleal. No entanto, barreiras comerciais não vão surtir efeito benéfico para o País. A saída é conceder reduzir cargas tributárias e, principalmente, apostar no fator qualidade.

Na visão da Interface, aprimorar o controle de qualidade dos produtos importados que entram no Brasil é fundamental para garantir a segurança dos brasileiros e dotar o País de maior competitividade diante do concorrido mercado internacional.

O fator qualidade, no entanto, foi poucas vezes levado a sério no Brasil. Esperamos que, com a necessidade despertada pela enxurrada de importados, o Governo Federal finalmente acorde para esta questão.

Se levar a sério as especificações técnicas para barrar o ingresso de produtos de baixa qualidade produzidos no exterior, o Brasil verá que uma das maneiras mais eficientes de criar barreiras contra a invasão de importados é por meio da criação de critérios técnicos que atendam as exigências do mercado interno.

Esta é uma forma bastante inteligente de lidar com os importados que vêm chegando em grande quantidade ao País, pois tem base em um discurso que agrada ao consumidor final, que será protegido de produtos de baixa qualidade. O fabricante nacional também é beneficiado pelo controle de qualidade, já que desta forma poderá encarar a concorrência, especialmente dos países asiáticos.

Por sua vez, a Interface também aposta na qualidade, ao adaptar todos os seus procedimentos às normas exigidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com a acreditação de seu laboratório concedida pelo Inmetro, a Interface mostra sua preocupação em transmitir credibilidade e competência técnica ao mercado. Afinal, não basta afirmar ter um controle interno da qualidade sem a garantia disso por um organismo oficial. Somente por meio de instalações adequadas, equipamentos calibrados, pessoal treinado, atendimento a normas de qualidade e procedimentos analíticos normalizados ou validados é possível atestar ao mercado a eficiência dos serviços prestados.

Exibições: 113

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Antonio Silverio Paculdino Ferre em 28 junho 2012 às 9:57

O laboratório referido tem capacidade para detectar tipo de corante usado em tecidos? Esse é um grande problema de qualidade nos têxteis.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço