Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Crise da previdência não é prioridade. É uma bomba atômica

O rombo das aposentadorias está ultrapassando o orçamento dos ministérios da Saúde e Educação. Mas, para os deputados do PT, está tudo bem

A bancada de deputados federais do PT disse nesta quinta-feira que a reforma da Previdência não é prioridade do governo.

Concordo. A crise da Previdência já deixou há um bom tempo de ser uma prioridade. Hoje está mais para uma bomba atômica que estamos armando para os nossos netos.

O governo gastou 123 bilhões de reais em 2015 com o rombo das aposentadorias. É quase o mesmo que com os ministérios da Saúde e Educação somados (130 bilhões).

Com uma população jovem (70% dos brasileiros estão em idade de trabalhar), o Brasil já gasta, em relação ao PIB, o mesmo que Espanha e mais do que Suíça e Inglaterra, países “velhos”.

Se o problema já é grave agora, imagine daqui a pouco. Até 2060, o número de brasileiros com mais de 65 anos vai se multiplicar por quatro – e a parcela de idosos vai passar de 7,4% para 26% da população.

A aposentadoria de 1 milhão de servidores causa prejuízo maior do que aquele gerado pelos 28 milhões de beneficiários do INSS. O rombo, de 67 bilhões, custa quase três vezes o Bolsa Família.

No regime de Previdência rural, a arrecadação é 13 vezes menor do que os gastos, que superam os R$ 90,1 bilhões, contra uma arrecadação de R$ 6,9 bilhões.

“É como a Grécia, só um pouco mais louco e numa escala colossal”, costuma dizer Paulo Tafner, pesquisador do IPEA.

Mas sabe como é: reforma da Previdência é o tipo de assunto que não dá votos. Por isso, para os deputados do PT, não há motivo para se assustar com a Previdência. Tá tranquilo. Tá favorável.

@lnarloch

Exibições: 61

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comentário de Romildo de Paula Leite em 19 fevereiro 2016 às 7:22

  “É como a Grécia, só um pouco mais louco e numa escala colossal”

Comentário de Romildo de Paula Leite em 19 fevereiro 2016 às 7:22

   A aposentadoria de 1 milhão de servidores causa prejuízo maior do que aquele gerado pelos 28 milhões de beneficiários do INSS.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço