Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Crise, demissões, SVB: o que está acontecendo com as startups?

Incertezas no universo financeiro, como a quebra do Silicon Valley Bank, agravam cenário das startups e escassez de recursos.

Há cerca de dez dias, os noticiários e as redes sociais foram tomadas pela informação de que o SVB havia quebrado. SVB é a sigla para Silicon Valley Bank, banco do Vale do Silício em tradução livre. A instituição norte-americana é conhecida por financiar startups e empresas de tecnologia.

O que está acontecendo com as startups?

A quebra – ou seja, o encerramento do banco – aconteceu após o SVB anunciar um prejuízo de US$ 1,8 bilhão no primeiro trimestre e o plano de vender US$ 1,7 bilhão em ações. Inseguros e ameaçados, os clientes tentaram tirar seu dinheiro do banco.

Relacionado

Por que as startups estão demitindo colaboradores?

Acontece que parte do valor estava investido em outros ativos, que não podiam ser convertidos em dinheiro com a facilidade necessária, e o SVB não conseguiu atender aos pedidos de saque. Por esse motivo, foi preciso uma intervenção e o encerramento do banco.

O que está por trás da quebra do SVB?

Esse movimento é ainda uma consequência de medidas tomadas durante a fase mais crítica da pandemia. Em 2020, o banco central dos Estados Unidos, Federal Reserve, flexibilizou as regras para que os bancos pudessem operar 100% do que recebiam em depósitos de correntistas.

Algumas instituições, como SVB, compraram ativos. Esses ativos, por sua vez, perderam valor com as incertezas econômicas. O resultado é que o saldo dos ativos já não correspondia ao valor depositado pelos clientes. Isso não é uma exclusividade do Silicon Valley Bank e ameaça outras instituições.

Desdobramentos no SXSW

Relacionadodouglas rushkoff no SXSW 2023

É o fim dos bilionários como os conhecemos. E Douglas Rushkoff sente-se bem

A quebra do SVB foi anunciada apenas dois dias antes do início do festival de inovação South by Southwest. O evento reúne muitas startups. Além disso, a última vez que uma grande instituição financeira faliu nos EUA foi há 15 anos.

O fato apareceu na fala de painelistas, como o teórico Douglas Rushkoff, e na apreensão das companhias. “Pode ser que algumas pessoas estejam olhando para suas ativações e..., disse o cofundador da Media.Monks, Wesley ter Haar, ao AdAge.

A conta para as startups

Para CEO e cofundador do Distrito, Gustavo Gierun, a falência é um divisor de águas para as startups. “Para o ecossistema de startups, existe um mundo pré-falência do SVB e um outro pós-falência do SVB”, opina.

Relacionado

Falência do Silicon Valley Bank vira assunto no SxSw

Ele explica que até agora as startups e fundos de venture capital costumavam concentrar seus recursos em uma única instituição. Em caso de quebra ou falência, o dinheiro da startup e dos investidores ficaria preso. Para Gierun, no caso do SVB, a ação rápida do governo norte-americano impediu que as consequências fossem piores.

Agora, depois desse caso, ele acredita que haverá uma mudança radical na gestão de capital e de risco das empresas e fundos de investimento.

Apertando os cintos

Mas essa não é a única consequência para as startups. Desde o último ano, a mudança do ciclo econômico com inflação e tax... Assim, ficou mais difícil para as startups conseguirem aportes.

Em paralelo, também aumentou a cobrança para que as companhias se mostrassem lucrativas. Um dos efeitos colaterais desse movimento foi a onda de demissões, como corte de custos e redução da operação.

Tudo isso deve ganhar tração com as ameaças no cenário financeiro. “Os recursos estão escassos e devem ficar ainda mais. Então, as empresas precisam encontrar uma fórmula para sobreviver em meio a essa escassez de recursos até que a inflação global dê sinais de desaceleração e os juros comecem a cair”, explica o CEO do Distrito.

Ele conclui: “Até isso acontecer, as startups vão ter que se equilibrar entre juros altos, escassez de recursos e obrigação de diminuir custos. É um ambiente desafiador. O conceito de crescimento a qualquer custo foi substituído pelo conceito de empresas financeiramente sustentáveis e de crescimento consistente”, aponta.

 https://www.meioemensagem.com.br/marketing/o-que-esta-acontecendo-c...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Comentar

Você precisa ser um membro de Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI para adicionar comentários!

Entrar em Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço